17 de Outubro de 2017
19º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
reunião 28 de Fevereiro de 2013
Municípios cooperam com o Tarrafal

A Câmara Municipal aprovou no dia 27, em reunião pública ordinária, o Plano Estratégico da Rede Intermunicipal de Cooperação com o Tarrafal, município cabo-verdiano com o qual mantém um protocolo de cooperação.

O plano surge no seguimento do Acordo Intermunicipal de Cooperação com o Tarrafal, celebrado em 2008, entre aquele território de Cabo Verde e as câmaras municipais de Setúbal, Amadora, Fundão, Grândola, Marinha Grande, Moita, Montemor-o-Novo, Nisa e Vila Real de Santo António.

A proposta aprovada pela autarquia sadina sublinha que o Plano Estratégico da Rede Intermunicipal, “bem fundamentado e consensual”, permite “a realização de projetos de cooperação devidamente sustentados”, respondendo à “necessidade de definir uma estratégia de cooperação no âmbito do trabalho da rede de municípios portugueses com o Tarrafal”.

Os eixos estratégicos e as ações identificadas no plano que irá ser subscrito pelo município de Setúbal, salienta a proposta, “estão em sintonia com as diretivas emanadas no Plano Estratégico do Concelho do Tarrafal”.

Em complemento, a autarquia sadina reconhece que o Plano Estratégico da Rede Intermunicipal de Cooperação com o Tarrafal é uma ferramenta essencial para a aplicação de candidaturas a programas de financiamento.

O plano da Rede Intermunicipal define seis eixos de intervenção a realizar no Tarrafal, que determinam ações de cooperação em áreas como a melhoria e o equipamento das infraestruturas de ensino pré-escolar e a aposta na formação profissional e no fomento de um serviço de socorros organizado e adequado à população.

Os restantes eixos de ações incidem no desenvolvimento da economia local, no aumento da eficiência, eficácia e visibilidade da ação institucional e na melhoria das condições de acesso e de utilização das tecnologias de informação e comunicação.

Álvaro Cunhal na Comisão de Toponímia

A Autarquia aprovou também na reunião pública ordinária a atribuição do nome de Álvaro Cunhal a uma rua ou avenida do concelho.

O documento propõe “que a Câmara Municipal de Setúbal sugira à Comissão Municipal de Toponímia a atribuição do nome de Álvaro Cunhal a uma rua ou avenida do concelho cuja dignidade seja condizente com a importância do líder comunista”.

A proposta sublinha que, “se na história recente de Portugal a figura de Álvaro Cunhal é absolutamente central, na história do movimento comunista internacional é figura crucial no que respeita à produção do pensamento revolucionário”.

O texto salienta igualmente que o político foi um “homem de inultrapassável coragem pessoal, de forte e justa firmeza ideológica, que lhe valeu o encarceramento por 13 anos nas prisões fascistas, oito dos quais em total isolamento”, acrescentando que “Álvaro Cunhal foi dos maiores intelectuais e políticos portugueses de sempre”, dotado de “sólida e sempre inovadora qualificação teórica, que conjugava com profundo humanismo e extraordinária cultura”.

A Câmara Municipal sublinha que, no ano do centenário do nascimento do líder histórico do PCP, “é de toda a justiça reconhecer o papel central que Álvaro Cunhal desempenhou na história recente de Portugal e perpetuar o seu nome na toponímia do concelho de Setúbal”.

Trata-se, reforça a proposta, “de uma homenagem simples, mas que permite às gerações futuras questionarem-se sobre a importância que teve este homem nas transformações políticas e sociais operadas em Portugal e sobre o papel que desempenhou no mais importante e justo processo de transformação social e política operada em todo o mundo durante o século XX”.

Álvaro Barreirinhas Cunhal nasceu em Coimbra a 10 de novembro de 1913 e morreu em Lisboa a 13 de junho de 2005.

José Mourinho proposto para nome de rua

O nome de José Mourinho vai ser proposto à Comissão Municipal de Toponímia, após a Câmara Municipal aprovar a sugestão em reunião pública.

O nome do treinador de futebol nascido em Setúbal deverá batizar no futuro uma rua ou avenida do concelho em função do “extraordinário papel de Mourinho no desporto internacional”, assim como do “seu talento e capacidades”.

A proposta aprovada pela Autarquia sublinha que “José Mourinho é hoje, com toda a justiça, um dos mais prestigiados e qualificados treinadores de futebol de todo o mundo”.

A Câmara Municipal enaltece igualmente a proximidade que o técnico mantém com “a cidade a que regressa sempre, onde nasceu e onde escolheu continuar a viver, sempre que pode”.

No ano em que completou, a 26 de janeiro, 50 anos de vida, a Autarquia frisa que a homenagem toponímica se reveste “de toda a justiça”.

O texto recorda ainda que Mourinho já foi distinguido com a chave da cidade, em 2009, e a Medalha de Ouro da Cidade, em 2005, considerando a Câmara Municipal que o nome do treinador também “deve ficar perpetuado na geografia concelhia”.

Câmara louva judocas

A Câmara Municipal apresentou em reunião pública um voto de louvor aos atletas João Martinho e Patrícia Matias do Vitória Futebol Clube que se sagraram, recentemente, campeões nacionais de judo em cadetes.

“Setúbal continua a dar ao desporto nacional alguns dos seus melhores valores”, sublinha o documento, que enaltece o feito alcançado pelos dois atletas setubalenses na prova de âmbito nacional realizada a 2 de fevereiro, no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

João Martinho sagrou-se campeão na categoria de -73 quilos, enquanto Patrícia Matias triunfou na categoria de -48 quilos, êxitos desportivos que permitem a estes dois atletas setubalenses representarem Portugal em futuras competições internacionais, como os campeonatos da Europa e do Mundo e os Jogos Olímpicos da Juventude.

A Câmara Municipal “saúda estes jovens atletas e deseja-lhes os melhores sucessos e que possam sempre levar o nome da nossa terra mais longe”, frisa o texto aprovado, desejando ao atleta João Martinho, que entretanto se lesionou, “as rápidas melhoras para que possa continuar a sua carreira de judoca internacionalmente”.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign