24 de Outubro de 2017
20º
max. 26º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
comemorações 04 de Maio de 2017
Museu do Trabalho reabre com festa

A reabertura no dia 18, às 15h00, do Museu do Trabalho Michel Giacometti, após profundas obras de requalificação, é o destaque das comemorações locais do Dia Internacional dos Museus e da Noite Europeia dos Museus.

No Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, os espaços museológicos municipais estão abertos ao público com entradas gratuitas e iniciativas comemorativas diversas.

O destaque é a reabertura do Museu do Trabalho, que esteve encerrado nos últimos meses para a realização de um conjunto de intervenções, impulsionadas pela Câmara Municipal de Setúbal, de requalificação estrutural do edifício para melhoria das condições de habitabilidade, a par de outras operações de renovação do espaço museográfico.

As obras incluíram a substituição da cobertura, com o objetivo de melhorar as condições de conforto térmico, e da claraboia, para reforço da luminosidade natural, além da pintura geral exterior e interior e da substituição das janelas do edifício, onde, desde 1995, está instalado o Museu do Trabalho Michel Giacometti, no qual funcionou uma antiga fábrica de conservas. Já a chaminé foi alvo de consolidação e reabilitação estrutural.

A par das intervenções estruturais, foram realizadas alterações no núcleo expositivo que conferem uma nova imagem ao espaço museográfico, a inaugurar numa cerimónia marcada para dia 18, às 15h00, que dá início a um conjunto de iniciativas que se prolongam até dia 20 para celebrar a reabertura do museu e integradas nas comemorações do Dia Internacional dos Museus e da Noite Europeia dos Museus.

A inauguração conta com apontamentos musicais pelo Grupo Coral Alentejano “Amigos do Independente” e pelo grupo Ribombando, da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi.

Segue-se uma visita às exposições de longa duração do museu, “Ao Encontro do Povo”, composta pela coleção etnográfica de Michel Giacometti, “Da Lota à Lata”, mostra sobre a indústria conserveira, e a Mercearia Liberdade.

À noite, às 22h00, Américo Pereira, Manuel Guerra Henriques e Ana Pacheco, acompanhados por Albano Almeida e Carlos Rafael, viola dedilhada, e Agostinho Torres e Jorge Pimentel, guitarra portuguesa, protagonizam o espetáculo “Guitarras do Fado no Museu”.

À mesma hora tem início uma mostra de doçaria regional de Setúbal, intitulada “Cegas Tradições”, patente até dia 20.

A 19, entre as 09h30 e as 18h00, a entrada é gratuita para quem quiser visitar as exposições permanentes.

Entre as 16h00 e as 17h00, também com entrada livre, o projeto Sénior Tradições, da Junta de Freguesia de São Sebastião, apresenta a peça “Mulher Conserveira”, que tem como pano de fundo a exposição sobre a indústria conserveira, e o Coro Sénior do Centro Comunitário São Sebastião protagoniza um apontamento musical.

Para as 18h00 está marcada a iniciativa “Encontro ao final da tarde no Museu”, para apresentação do projeto museográfico do Museu do Trabalho Michel Giacometti e lançamento do n.º 3 da coleção de postais de Américo Ribeiro sobre a indústria conserveira.

No dia 20, além do horário normal de funcionamento aos sábados, entre as 14h00 e as 18h00, o Museu do Trabalho Michel Giacometti encontra-se aberto entre as 21h00 e as 24h00 para celebrar a Noite Europeia dos Museus.

Entre as 15h00 e as 18h00 está previsto um conjunto de iniciativas, a começar com uma palestra sobre “A Poesia e o Trabalho, apelando à consciência e à dignidade do ser humano no mundo fabril”, conduzida por José Vultos Sequeira.

O projeto Sénior Tradições, da Junta de Freguesia de São Sebastião volta a apresentar a peça “Mulher Conserveira” e há animação musical pelo Grupo Sénior de Cantares Populares de São Sebastião.

Segue-se uma conversa sobre a origem do “Yoga do Riso”, com a participação de Fernanda Pacheco, líder desta prática.

Às 22h00 é dado a conhecer o projeto “Filme no bairro”, sobre o bairro e as gentes de São Domingos, pelo Centro Comunitário São Sebastião, seguido de apresentação cultural pelo Rancho Folclórico das Praias do Sado, atuação musical de Isma & Alan, do grupo de experimentação “In” Temporal e, para finalizar, performances e danças, através da conjugação de sentidos e emoções, do grupo DEIADANCE-Project-António Galrinho.

As comemorações do Dia Internacional dos Museus, centradas no Museu do Trabalho Michel Giacometti, estendem-se a outros espaços museológicos do concelho, como o Museu de Setúbal/Convento de Jesus, as galerias municipais do 11 e do Banco de Portugal e as casas Bocage e do Corpo Santo/Museu do Barroco, que promovem visitas às exposições de longa duração ou temporárias.

No caso do Museu de Setúbal, destaca ainda para o lançamento, no dia 18, às 10h00, de uma nova ferramenta tecnológica.

Trata-se de uma aplicação móvel, gratuita, que permite aos visitantes do Museu de Setúbal/Convento de Jesus obter informações, através do smartphone ou do tablet, sobre as peças da exposição de longa duração, em alternativa aos audioguias.

Para assinalar a Noite Europeia dos Museus, no dia 20, a partir das 18h00, o Museu de Setúbal é palco de um momento musical pelos alunos da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi.

Também no dia 20, pelas 15h00, na Casa Bocage, é apresentada a obra poética “Pensamentos e Poesia”, de Manuela D’Abreu, autora natural de Setúbal.

O CAO1 da APPACDM, polo do Museu do Trabalho Michel Giacometti, apresenta, entre os dias 15 e 19, as animações “O Bomboca e as Suas Máquinas”, para o público infantil, e “Nós Dançamos com as Máquinas”, ambas mediante marcação, feita nos números 265 235 646 e 910 582 516 ou no endereço appacdm.cao.1.setubal@gmail.com.

O Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, celebra-se anualmente a 18 de maio e este ano tem como tema “Museus e histórias contestadas: Dizendo o indizível nos museus”.

Os museus portugueses voltam a associar-te este ano à Noite Europeia dos Museus, criada pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação, com a dinamização de um conjunto de iniciativas culturais.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign