17 de Outubro de 2017
18º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
cultura 06 de Maio de 2015
Museus abertos fora de horas

Os museus de Setúbal e Azeitão proporcionam nos dias 16 e 18, com horário alargado e entradas gratuitas, um conjunto de atividades no âmbito do Dia e da Noite dos Museus, promovidas pela Câmara Municipal.

O Museu do Trabalho Michel Giacometti celebra a Noite dos Museus, no dia 16, efeméride europeia criada pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação, com um horário excecional de funcionamento entre as 21h00 e a 01h00, período em que decorre um conjunto de eventos culturais, como a exibição do documentário “Setubalense? Sim, Claro”. O filme, de Alberto Pereira, Dina Barco e Dulce Pereira, reúne opiniões de pessoas nascidas em Setúbal e que assumem uma ligação afetiva à cidade.

Segue-se uma intervenção de Albérico Afonso sobre “História, Identidade e Memória Setubalense”. A música também integra o programa da Noite nos Museus, com um momento alusivo ao Sado e à cidade através da poesia de Dina Barco, Leonor Ferra e Guida Gouveia. Os textos são declamados e acompanhados à viola clássica por Maria Santos Silva e à viola baixo por Alberto Pereira.

Além do período noturno, o Museu do Trabalho funciona ainda no horário normal de um sábado, das 14h00 às 18h00, promovendo uma tarde infanto-juvenil, a partir das 15h00, que começa com a exibição do apontamento visual “Cuidar das palavras através da memória”.

Alexandra Oliveira lê o conto infantil “Um pingo de gente”, a que se segue a apresentação da obra “Sebastião Toupeira”, fábula de António Lains Galamba que relata as condições repressivas dos trabalhadores durante o fascismo e os caminhos de resistência em que alguns enveredaram para ser possível chegar o 25 de Abril de 1974. No final da tarde, é apresentado o livro de Dina Barco e Zé Nova “Poemas para Nada”.

Neste dia, é ainda possível visitar as mostras patentes no equipamento municipal, como as exposições permanentes da indústria conserveira “Da Lota à Lata”, dos costumes rurais “Ao encontro do Povo”, de Michel Giacometti, e da “Mercearia Liberdade”, que retrata um antigo estabelecimento comercial lisboeta. O público tem ainda a oportunidade de apreciar a exposição temporária de pintura “As Cores do Sado”, de Alberto Pereira.

Ainda no dia 16, às 15h00, igualmente no âmbito do programa Noite dos Museus, o Museu Sebastião da Gama, em Azeitão, recebe a palestra “As duas guerras do século XX como causas da mudança do regime político em Portugal”, por Pedro Marquês de Sousa, iniciativa dinamizada em parceria com a Universidade Sénior de Azeitão.

A 17, no âmbito do Dia Internacional dos Museus, comemoração assinalada a 18 de maio e instituída pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, é inaugurada, às 16h00, na Galeria Municipal do Banco de Portugal, uma exposição de peças gregas e romanas.

Trata-se de uma coleção com cerca de quarenta peças de cerâmica, vidro, pedra e metal, da época grega e romana entre os século VIII a.C. e VII d.C., espólio doado à cidade pela fundação Buehler-Brockhaus. 

Já a 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, os espaços museológicos do concelho estão abertos durante o horário normal de funcionamento semanal para visita às exposições permanentes e temporárias patentes.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign