17 de Dezembro de 2017
max. 15º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
património 31 de Março de 2014
Museus celebram em dia especial

Setúbal assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios a 12 de abril com atividades desenvolvidas em museus municipais.

Devido ao dia internacional, subordinado ao tema “Lugares de Memória”, coincidir este ano com a “sexta-feira santa”, 18 de abril, as comemorações realizam-se no concelho sadino durante o dia 12, sábado.

No Museu do Trabalho Michel Giacometti, localizado na cidade de Setúbal, é inaugurada a exposição “Michel Giacometti | A semente lançada germinou”, com instrumentos musicais tradicionais populares portugueses, numa homenagem ao etnólogo corso, autor de um intenso trabalho de investigação da música popular portuguesa.

A mostra, patente até 21 de junho, é inaugurada às 15h00, numa sessão que inclui apontamentos musicais com Albano Almeida, Rui do Cabo, Sónica Colaço e Manuel Guerra Henriques e o Grupo de Música Popular Portuguesa da Junta de Freguesia de São Sebastião.

A exposição é constituída pelas coleções particulares de Albano Almeida, Rui do Cabo, Rui Rosado e Rancho Folclórico de Praias do Sado e divide-se por núcleos de aerofone, cordofones, idiofones e membranofones, através dos quais se pode apreciar violas, guitarras, bandolins, cavaquinhos, bombos, adufes, concertinas, harmónios, bilhas de barro e sarroncas.

A iniciativa, realizada igualmente no âmbito das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, inclui ainda partituras de canções de berço, noivado e casamento, de cantos de trabalho, de cantigas e danças para festas e arraiais e de canções bem-querer e maldizer, muitas das quais registadas no papel através das investigações desenvolvidas por Michel Giacometti.

Já no Museu Sebastião da Gama, em Vila Nogueira de Azeitão, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é assinalado com um programa associado também às comemorações do nascimento do poeta Sebastião da Gama, que a 10 de abril completaria 90 anos.

Aquele espaço municipal de Azeitão promove no dia 12, com início às 15h00, uma visita guiada à Serra da Arrábida intitulada “Os lugares do poeta”, através da qual se percorrem locais onde Sebastião da Gama escreveu alguns poemas, textos que são declamados aos participantes por Alexandrina Pereira.

A participação na visita, gratuita, carece de inscrição no Museu Sebastião da Gama, presencialmente ou pelo telefone 212 188 399.

Após o passeio, nas instalações do museu, é inaugurada uma exposição com 27 poemas inéditos de Sebastião da Gama, numa iniciativa promovida pela Associação Cultural Sebastião da Gama.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é promovido, a nível nacional, pela Direção-Geral do Património Cultural, que dinamiza um programa comemorativo entre 12 e 20 de abril.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign