21 de Outubro de 2017
14º
max. 21º
min. 13º
notícias
iniciativas em destaque
património 20 de Maio de 2013
Museus celebram memória coletiva

A interpretação que se faz atualmente da memória coletiva foi o ponto de partida para as iniciativas que assinalaram o Dia e Noite dos Museus em vários espaços culturais do concelho de Setúbal.

Durante todo o dia 18, com horário alargado até às 24h00, três centenas de pessoas visitaram, gratuitamente, a Casa Bocage e os museus do Trabalho Michel Giacometti e Sebastião da Gama, numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, que assinalou localmente o Dia Internacional dos Museus.

Este ano, o tema “Museus (memória + criatividade) = mudança social” deu o mote à apresentação de “As fotografias e a descrição formal, o Américo Ribeiro visto da atualidade”, do Centro de Memórias do Museu do Trabalho Michel Giacometti.

Neste espaço museológico, que recebeu visitantes de todas as idades, incluindo um grupo organizado de 31 motards do Clube Varadero Crosstourer Portugal, do concelho da Moita, as exposições permanentes “Ao Encontro do Povo”, “Indústria Conserveira: Da lota à lata” e “Mercearia Liberdade” foram (re)visitadas.

A noite na Casa Bocage foi bastante concorrida, com meia centena de pessoas a assistir à palestra “Fotografia Antiga e História Local, o caso de Coimbra”, por Alexandre Ramires, a que se seguiu a atuação do Grupo de Jograis “U...Tópico”.

Durante o dia, duas dezenas de visitantes aproveitaram a tarde para conhecer ou rever a exposição “As Sete Musas de Bocage” e o Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro.

Igualmente, o Museu Sebastião da Gama, em Vila Nogueira de Azeitão, esteve de portas abertas, onde se assistiu à palestra “Geoturismo na Região dos Três Castelos de Sebastião da Gama”, por Paulo Sá Caetano.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign