23 de Maio de 2018
20º
max. 21º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
museologia 08 de Maio de 2018
Museus festejam do dia para a noite

Uma visita noturna a quatro espaços museológicos municipais, a 19 de maio, e entradas gratuitas para admirar exposições patentes, a 18, estão em destaque nas comemorações locais do Dia Internacional dos Museus e da Noite Europeia dos Museus.

“Entre Museus” designa a iniciativa que tem início no dia 19, às 21h00, na Galeria Municipal do Banco de Portugal, e segue depois para a Casa do Corpo Santo e Museu do Trabalho Michel Giacometti, onde o TAS – Teatro Animação de Setúbal apresenta uma rábula alusiva às tradições populares de Setúbal.

O périplo, conduzido pelo chefe do Serviço Municipal de Bibliotecas e Museus, José Luís Catalão, termina na Casa Bocage onde estão previstas algumas surpresas para os participantes nesta ação no âmbito da Noite Europeia dos Museus.

A inscrição, gratuita, deve ser feita pelo telefone 265 537 890 ou pelo endereço museu.setubal@mun-setubal.pt.

Está prevista a chegada ao Museu do Trabalho Michel Giacometti às 22h00, com toda a atividade, que inclui a rábula do TAS, a ser transmitida em direto para o canal de Youtube do município.

A transmissão, a cargo dos estudantes do curso de Produção Audiovisual da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, sob orientação do professor Pedro Felício, visa mostrar que o museu do século XXI deve ser um espaço vivo, atento e atualizado na forma como se relaciona com os diferentes públicos.

As atividades da Noite Europeia dos Museus culminam com uma performance poética pelo TAS, a partir das 23h00, na Casa Bocage, onde o tema é a poesia erótica, satírica e amorosa de Bocage.

O Museu do Trabalho Michel Giacometti, a Casa Bocage, a Casa do Corpo Santo e a Galeria Municipal do Banco de Portugal abrem entre as 21h00 e as 24h00 na Noite Europeia dos Museus, que se assinala a 19 de maio, com entradas gratuitas.

No dia anterior, 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, estes espaços museológicos municipais também estão abertos ao público com entradas gratuitas para quem quiser visitar as exposições permanentes e temporárias.

Já o CAO1 da APPACDM, polo do Museu do Trabalho Michel Giacometti, apresenta, entre os dias 14 e 18, as animações “O Bomboca e as Suas Máquinas”, para o público infantil, e “Nós Dançamos com as Máquinas”, ambas mediante marcação, feita pelos números 265 235 646 e 910 582 516 ou pelo endereço appacdm.cao.1.setubal@gmail.com.

O Dia Internacional dos Museus, celebração anual criada pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, tem nesta edição como tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.

Os museus portugueses, incluindo os do concelho de Setúbal, voltam também a associar-se à Noite Europeia dos Museus, criada pelo ministério francês da Cultura e da Comunicação, com a dinamização de um conjunto de iniciativas culturais.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign