20 de Outubro de 2017
18º
max. 23º
min. 17º
notícias
iniciativas em destaque
museus 21 de Maio de 2012
Museus oferecem arte a visitantes

Os espaços museológicos do Concelho estiveram abertos fora de horas, no dia 19, proporcionando momentos coletivos de aprofundamento cultural, com exposições, palestras, música e artes perfomativas.

Uma das atividades gratuitas para a população realizadas no âmbito na “Noite dos Museus” foi um espetáculo de fogo e percussão, no Largo Defensores da República, a apontar o caminho para um momento cultural em horário noturno no Museu de Trabalho Michel Giacometti.

Neste espaço museológico, mais de centena e meia de pessoas tiveram oportunidade de visitar as coleções existentes e de degustar um conjunto de licores tradicionais.

Os visitantes do Museu de Trabalho Michel Giacometti assistiram ainda ao “5.º Elemento”, performance em torno do livro “O Caminhante Sombra”, de Ruben Filipe, realizada pelo próprio, com mostra de artes plásticas e fotografia e recitação de excertos da obra acompanhados com música.

Ali perto, na Casa Bocage, visitas guiadas ao Centro de Documentação Bocagiano, ao Arquivo Américo Ribeiro e à exposição “As Sete Musas de Bocage” fizeram parte do itinerário museológico de atividades fora de horas.

Uma palestra dinamizada por Paulo Borges, com o tema “A emergência de um novo paradigma civilizacional”, integrou ainda as atividades na Casa Bocage.

Já em Azeitão, no Museu Sebastião da Gama, o programa da “Noite dos Museus” reservou a palestra “A Educação não tem Idade: nunca é tarde para recomeçar!”, por Rosa Silvestre.

Antes, no dia 18, o Dia Internacional dos Museus foi celebrado com um conjunto de iniciativas, no claro e no escuro, em vários espaços museológicos do Concelho e no Centro Histórico da cidade.

A atividade noturna “Setúbal na Noite dos Tempos” foi um dos pontos altos do programa, com meia centena de pessoas a participar na visita com passagens por locais representativos da ocupação histórica da cidade, da época romana à atualidade.

A visita guiada, realizada numa perspetiva histórica e arqueológica, percorreu várias ruas do “coração” de Setúbal e culminou no Convento de Jesus, com o grupo a ter oportunidade de conhecer a área dos claustros e, sobretudo, o Coro Alto do Convento, espaço que normalmente não está acessível ao público.

Ao longo do Dia Internacional dos Museus, a Casa Bocage promoveu visitas à exposição permanente “As Sete Musas de Bocage” e mostrou imagens sobre Setúbal do século XX do Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro, no âmbito do projeto “Memórias”, que conta com a participação do Centro Comunitário S. Sebastião.

À tarde, no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, alunos da Universidade Sénior de Setúbal tiveram oportunidade de visitar a Igreja e o Claustro do Convento, edificados em brecha da Arrábida, e a Galeria de Pintura Quinhentista, com exemplares de pintura renascentista.

Já na Oficina de Artefactos Metálicos – Polo do Museu do Trabalho Michel Giacometti, os utentes do Centro de Atividades Ocupacionais 1 da APPACDM de Setúbal ofereceram o lanche-convívio “Chá e Doces na Oficina – Museu”, e promoveram uma visita à exposição “Nós Trabalhamos com as Máquinas”, de maquinaria e ferramentas adaptadas a pessoas portadoras de deficiências.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign