21 de Outubro de 2017
17º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
música 21 de Setembro de 2016
Música anima mês de outubro

Setúbal celebra o Dia Mundial da Música, que se assinala no dia 1, com o programa Mês da Música, que apresenta diversos eventos culturais ao longo de outubro.

O espetáculo UHF Sinfónico, no dia 1, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, é o destaque de abertura do programa cultural preparado para outubro pela Câmara Municipal de Setúbal.

Os bilhetes para a atuação dos UHF em conjunto com a Orquestra Nacional de Jovens, num concerto que recorda temas da banda de António Manuel Ribeiro que marcaram gerações e com sonoridades nunca antes ouvidas, custam 15 euros para a plateia e 12 para o balcão.

No mesmo dia, à mesma hora, há uma atuação de Óscar Mourão, acordeão, e Juliana Telmo, soprano, na Casa da Cultura, às 21h30, que fazem uma viagem às sonoridades das músicas francesa e latino-americana. Os bilhetes têm o custo de três euros.

O dia 2 de outubro assinala o início do West Coast Early Music Festival, certame internacional de música antiga, que abre, às 21h30, na Igreja de Jesus, com um concerto pelo Quarteto Francisco de Goya, de Madrid.

A entrada custa cinco euros para este evento do festival promovido pela MAAC – Música Antiga Associação Cultural e pela autarquia, integrado no programa Mês da Música.

Ainda no âmbito do West Coast Early Music Festival, destaque, no dia 16, para o visionamento comentado de um vídeo com a ópera “L`Incoronazione di Poppea”, de Cláudio Monteverdi. De entrada gratuita, o espetáculo tem início às 16h00, na Casa da Cultura.

O festival contempla ainda dois concertos dedicados a Bach, nos dias 22 e 29, com início marcado para as 21h30, cada um com um custo de cinco euros.

No primeiro dia há um tributo ao compositor alemão, com obras para flauta e cravo, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e enquanto dia 29, a encerrar o festival, a Igreja de Jesus recebe Deconstructing Bach, numa atuação conjunta do Coral Infantil de Setúbal com o Concerto Ibérico Orquestra Barroca, de Idanha-a-Nova, e Helianteya Ensemble, de Roma.                               

Outro dos destaques do Mês da Música é um concerto que junta Jorge Palma e Sérgio Godinho, dois dos maiores nomes da música portuguesa, no dia 5, no Fórum Municipal Luísa Todi, pelas 21h30.

Os bilhetes para o espetáculo “Juntos” custam 22 euros para a plateia e 19 para o balcão.

Joana Amendoeira, considerada uma das mais importantes fadistas da nova geração, tem também presença marcada no Mês da Música de Setúbal, com um concerto no dia 12, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi.

Os bilhetes para o espetáculo custam 13 euros para a plateia e 11 para o balcão.

O espetáculo Re.Trato, dia 14, às 21h30, na Casa da Cultura, conta com uma atuação da acordeonista e cantora Celina da Piedade, enquanto o ilustrador Zé Nova interpreta a música apresentada com desenhos feitos ao vivo. As entradas são a três euros.

O dia 15 tem várias iniciativas agendadas, com destaque para Mulheres do Fado de Setúbal, com Sandra Caferra, Maria do Céu Ribeiro e Carla Lança, acompanhadas na guitarra portuguesa por Jorge Pimentel e na viola de fado por Sónia Colaço.

Os bilhetes para a iniciativa, que decorre na Casa da Cultura, pelas 21h30, custam três euros.

De salientar ainda no dia 15, pelas 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um espetáculo de e-Vox que aborda oito poemas de Sebastião da Gama, com oito fotógrafos a exibir num ecrã fotografias alusivas.

É ainda mostrado um documentário curto sobre o poeta, com o declamador João Completo a encarnar o homenageado nesse filme e no concerto, de entrada gratuita.

O projeto Desencontros – Las Señoritas, que assenta na voz e na guitarra de Mitó Mendes e no acordeão e no baixo elétrico de Sandra Baptista, dá um espetáculo no dia 22, às 21h30, na Casa da Cultura, com entradas a três euros.

No mesmo dia, o cantautor setubalense Tio Rex atua no Salão Nobre da Sociedade Musical Capricho Setubalense, a partir das 22h00, com bilhetes a três euros.

No dia 28, o destaque vai para um concerto de Christopher Bochmann, pelas 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, integrado nas Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage.

O compositor e professor catedrático apresenta, em estreia mundial, “O Suspiro do Rouxinol”, encomenda da Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, num espetáculo com entradas a cinco euros para a plateia e quatro para o balcão.

O programa do Mês da Música encerra no dia 30, com uma tertúlia de jovens músicos compositores de Setúbal, com início marcado para as 15h00, na Casa da Cultura.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign