21 de Outubro de 2017
17º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
homenagem 10 de Janeiro de 2014
Música celebra Luísa Todi

Um concerto de música clássica, no dia 9, à noite, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, encerrou o programa comemorativo dos 261 anos do nascimento da cantora lírica Luísa Todi.

O evento, com início às 21h30, contou com as atuações do Coral Luísa Todi e do Coral Infantil Luísa Todi, que interpretaram, ao longo de cerca de uma hora, composições de Giuseppe Verdi, Gioachino Rossini, Arnold Schönberg, Georg Friedrich Händel, John Rutter, Gabriel Fauré e Jacob de Hann.

Num alinhamento musical com mais de uma dezena de peças, incluindo algumas ligadas à época natalícia, os elementos do Coral Luísa Todi, com acompanhamento ao piano de Miguel Sousa, foram dirigidos por Gisela Sequeira, enquanto o Coral Infantil Luísa Todi foi conduzido por Raquel Fidalgo.

O concerto, que esgotou o Salão Nobre dos Paços do Concelho, contou com a participação de alunos do Conservatório de Artes do Coral Luísa Todi, com Francisco Runa e Liliana Santos na guitarra clássica, Carina Guedes no saxofone e M. Carmo Nunes e João Oliveira no canto.

Na iniciativa marcaram presença, entre outros, o vereador da Cultura da Autarquia, Pedro Pina, os presidentes das juntas de freguesia de S. Sebastião e União das Freguesias de Setúbal, Nuno Costa e Rui Canas, respetivamente, bem como o bispo de Setúbal, D. Gilberto Canavarro dos Reis.

O programa comemorativo dos 261 anos do nascimento de Luísa Todi, organizado pela Autarquia e Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, incluiu também, na manhã de dia 9, a tradicional deposição de flores na glorieta dedicada à diva setubalense, na Avenida Luísa Todi.

O momento evocativo contou com um apontamento musical por alunos do 6.º ano e em idade pré-escolar da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi, que cantaram os parabéns à diva setubalense e interpretaram um tema dedicado a esta efeméride.

Luísa Todi, uma das maiores cantoras líricas europeias do século XVIII e uma das grandes personalidades da identidade cultural setubalense, nasceu em Setúbal a 9 de janeiro de 1753, na atual Rua da Brasileira.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign