23 de Outubro de 2017
11º
max. 26º
min. 9º
notícias
iniciativas em destaque
música 28 de Janeiro de 2013
Música do Conservatório enche Fórum

O Conservatório Regional de Setúbal deu início no dia 26, no Fórum Municipal Luísa Todi, ao programa comemorativo dos 25 anos num espetáculo em que atuaram alunos das várias classes daquela instituição.

Nas duas horas e meia de espetáculo passaram pelo palco, perante uma sala esgotada, cerca de 170 alunos, provenientes dos coros Juvenil e Infantil e de ensembles de todas as classes de instrumentos, incluindo as orquestras de violinos, de sopro e de câmara.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, sublinhou numa sessão solene que antecedeu o concerto que a atividade desenvolvida pelo Conservatório tem beneficiado não apenas os setubalenses, mas toda a população da região, que “ficaram a ganhar por terem acesso ao ensino qualificado da música”.

A autarca salientou igualmente que a edilidade “mantém intacta toda a vontade e empenhamento em apoiar o Conservatório Regional”, realçando que está a ser desenvolvido um esforço conjunto entre as duas instituições no sentido de “ampliar a atividade desta escola de música”.

Maria das Dores Meira, que agradeceu ao Conservatório “o empenho destes 25 anos”, salientou que a Câmara Municipal tem apostado no crescimento do concelho em diferentes setores sociais e económicos, exemplificando essa política com projetos relevantes como a requalificação no centro histórico e da zona ribeirinha, assim como no apoio a investimentos de dimensão regional ou até nacional, caso do centro logístico da Decathlon.

Na área da Cultura, a autarca destacou a criação e requalificação de equipamentos como o Fórum Municipal Luísa Todi, a Casa da Cultura e o Convento de Jesus, assumindo que o Executivo está a dar prioridade a medidas e intervenções neste setor, considerando que “nunca será de mais o apoio às associações promotoras de atividades culturais, porque é na cultura que está a chave do sucesso das sociedades modernas e desenvolvidas”.

A sessão solene contou ainda com as intervenções de elementos diretivos do Conservatório Regional de Setúbal, como Ana Maria Gomes, presidente da direção, e António Lartes, diretor pedagógico, que sublinharam os méritos da instituição no ensino da música ao longo dos anos e as perspetivas de futuro daquele estabelecimento, que passam pela mudança para novas instalações.

As comemorações dos 25 anos do Conservatório Regional de Setúbal decorrem ao longo de 2013 com vários espetáculos, com especial destaque para os concertos do 10.º aniversário dos Paganinus, a 1 de março, e da big band americana Tufts Jazz Orchestra, a 19 de março, ambos no Fórum Luísa Todi.

O Conservatório Regional de Setúbal é uma escola oficial do Ministério da Educação, com cerca de 500 alunos e que disponibiliza vários regimes de ensino da música.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign