20 de Novembro de 2017
max. 22º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
lazer 05 de Julho de 2017
Música e fogo de artifício na Festanima

A Festanima volta a animar as Escarpas de Santos Nicolau, numa festa do movimento associativo, entre os dias 7 e 16, que proporciona muita gastronomia, música e diversão, num programa que inclui Mónica Sintra e fogo de artifício.

O programa do certame, que chega agora à 15.ª edição, foi apresentado no dia 4, na sede do Núcleo de Amigos do Bairro Santos Nicolau, pela Associação de Festas Populares de S. Sebastião, comissão organizadora, e pelas entidades parceiras, a Junta de Freguesia de S. Sebastião e a Câmara Municipal de Setúbal.

A Festanima é um evento organizado pelo associativismo local, num movimento constituído por dez coletividades, e um dos objetivos do certame, desde a primeira edição, é a criação de uma fonte de rendimento para as associações envolvidas.

“Chamo a atenção para o facto de a festa ser organizada pelo próprio movimento associativo. Numa era em que é tão fácil comprar as coisas feitas, é importante que iniciativas desta natureza mantenham a força popular, a força do povo, das pessoas”, sublinhou o vereador da Câmara Municipal Carlos Rabaçal. “A Festanima tem uma outra qualidade cultural que não tem preço, pois é a vida comunitária que está em jogo, a entreajuda entre vizinhos que cria este projeto, e isso é algo de muito poderoso.

Devido à importância social da Festanima, as autarquias têm vindo a desenvolver um conjunto de apoios de forma a “dar mais autonomia ao certame”, realçou o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Nuno Costa.

“A Câmara Municipal e a Junta estão a construir as infraestruturas necessárias para a festa, tais como uma rede de saneamento, a qual terá caráter permanente, poupando-se no futuro a instalação, todos os anos, de redes semelhantes”, anunciou Nuno Costa.

A Junta de Freguesia em particular, recordou, tinha “dois grandes objetivos para este mandato”. Um, relacionado com a comparticipação da autarquia no apoio financeiro ao evento, “o que tem sido conseguido todos os anos”, outro, a realização de um conjunto de investimentos que permitam à Festanima depender cada vez menos de contratações de serviços sazonais a cada edição.

Nuno Costa deu como exemplo de investimento o palco adquirido este ano, em definitivo, e que irá passar a servir o certame doravante, sem necessidade de futuros alugueres de estruturas semelhantes.

Madalena Lopes, presidente da comissão de festas, recordou que a Festanima resulta do um longo período de trabalho. “Estamos neste projeto desde janeiro”, destacou, apontando ainda o trabalho e esforço de voluntários, responsáveis, por exemplo, pela angariação de “patrocínios tão necessários para se poder pagar aos artistas convidados”.

A tesoureira da Associação de Festas Populares de S. Sebastião, Vera Godinho, acrescentou que, “apesar das dificuldades, é uma realidade que a festa está cada vez melhor. Além disso, os apoios da Junta e da Câmara Municipal têm sido importantes no crescimento deste evento”.

Com uma dezena de tasquinhas gastronómicas, geridas por elementos de cada uma das coletividades que integram a comissão de festas, diversões e quiosques de artesanato e de exposições com conteúdos institucionais, a Festanima conta, ainda, com um vasto programa cultural.

Os espetáculos, complementados pela vista singular que as Escarpas de Santos Nicolau proporcionam para a baía de Setúbal, têm sempre início às 21h00.

O Grupo Banza abre, logo no dia 7, sexta-feira, o cartaz do certame. Segue-se baile com João Carlos.

No dia 8, sábado, atua Alex, seguido da banda Opção Quatro, e a 9, domingo, o Trio de Acordeon e baile com Vasco Fernandes.

O Rancho Folclórico Infantil do Poceirão sobe ao palco da Festanima no dia 10, a que se segue um baile conduzido por Luís Rosa, enquanto a 11 é a vez de Deolinda de Jesus atuar, com a noite a terminar com um baile a cargo de Marco Marujo e Cláudio Nunes.

A Rádio Jornal é responsável por um cartaz surpresa no serão do dia 12, sendo que a 13 realiza-se o já tradicional concurso de karaoke intercoletividades, após o qual está agendado um baile com João Tendeiro.

Com liberdade, igualdade e fraternidade, a 14 de julho realiza-se a final do concurso de karaoke, momento a que se segue baile com os Irmãos Cabanas, enquanto a 15 atuam o Conjunto Típico Amigos do Xico da Cana, Artur Jordão e Diana Cravo e, ainda, Eurico André, que lidera o baile da noite.

Para o último dia da 15.ª Festanima, está reservada uma sessão de zumba, a atuação de Mónica Sintra e um espetáculo de fogo de artifício, que dá por encerrada a edição de 2017.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign