17 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
natação 09 de Junho de 2015
Natação mundial compete em Setúbal

A prova de natação em águas abertas FINA/HOSA 10 Km Marathon Swimming World Cup regressa a Setúbal com uma etapa a realizar no dia 27, à tarde, na qual é esperada meia centena de atletas em representação de vinte países.

O desafio nas águas do rio Sado, a partir do Parque Urbano de Albarquel, traz a Setúbal a elite da modalidade para disputar a sexta etapa da Taça do Mundo de Natação em Águas Abertas de 2015, na qual competem alguns dos melhores atletas do ranking internacional, a par de uma equipa da seleção portuguesa.

A prova de Setúbal, pela organização e condições naturais, é uma das etapas mais disputadas da competição. “Em Setúbal estarão, novamente, os melhores atletas mundiais da modalidade”, sublinhou a presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira, no dia 9, na apresentação da prova.

O ranking mundial da FINA/HOSA 10 Km Marathon Swimming World Cup 2015 é atualmente liderado, em ex aequo, pelo brasileiro Allan do Carmo e pelo britânico Jack Burnell, seguidos pelo italiano Simone Ruffini. Nas mulheres, estão na frente a italiana Rachelle Bruni, a húngara Anna Olasz e a argentina Cecilia Biagioli.

A seleção portuguesa está representada na sexta etapa do circuito mundial pelos nadadores Rafael Gil e Angélica André, atuais campeões nacionais na distância de 10 quilómetros, a que se juntam Hugo Ribeiro, Tiago Oliveira, Vânia Neves e Vasco Gaspar.

Na conferência de imprensa realizada no Café Concerto do Fórum Municipal Luísa Todi, Maria das Dores Meira vincou que a prova setubalense, integrada nos 13.os Jogos do Sado, “faz parte do esforço que a Autarquia está a desenvolver para fazer de Setúbal uma Cidade Europeia do Desporto”, cuja candidatura está em desenvolvimento.

A autarca recordou que foi em Setúbal, em 2012, que se qualificaram para os Jogos Olímpicos de Londres aqueles que vieram a ser os campões olímpicos da disciplina de águas abertas, em concreto o tunisino Oussama Mellouli e a húngara Eva Ristov.

“Estou certa de que em 2015 repetiremos a qualificação [para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro] nas nossas águas abertas”, vincou Maria das Dores Meira, depois de elogiar as “excelentes condições” naturais e logísticas de Setúbal para receber a importante prova de natação.

O presidente da Federação Portuguesa de Natação, António José Silva, realçou que “é uma honra fazer parte da organização da oitava prova da Taça do Mundo realizada em Setúbal”, naquela que constitui “a melhor competição de águas abertas realizada em Portugal e aquela que tem maior prestígio internacional”.

António José Silva destacou, igualmente, a realização de uma prova de qualificação olímpica em Setúbal em junho de 2016, a única em Portugal. “Estamos orgulhosos e acredito que seja o ponto alto desportivo nacional no próximo ano.”

A etapa de Setúbal da FINA/HOSA 10 Km Marathon Swimming World Cup 2015, uma parceria entre a Federação Internacional de Natação, a Federação Portuguesa de Natação e a Câmara Municipal, é iniciada com a prova masculina, às 16h00, seguida, dez minutos depois, da partida da etapa feminina.

No encontro com os jornalistas, marcaram ainda presença o vereador com o pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, o presidente do comité organizador da prova, Luís Liberato, e o secretário técnico nacional, José Pedro Brandão, que confirmou a participação de “atletas do top-10 europeu e sul-americanos”.

A presidente da Autarquia vincou, igualmente, que a realização desta etapa do circuito mundial da especialidade é “o resultado do esforço e do investimento que a Federação Portuguesa de Natação e a Câmara Municipal fazem para promover o País e o concelho e as suas enormes potencialidades para a prática dos desportos aquáticos”.

A organização da FINA/HOSA 10 Km Marathon Swimming World Cup 2015, prova com um orçamento que ronda os 120 mil euros, promove, a 25 de junho, em local e hora a designar, uma conferência de imprensa com alguns dos atletas internacionais e a seleção nacional participante na etapa de Setúbal.

A competição internacional é antecedida de uma prova aberta, às 11h00, na distância de 1500 metros, para atletas maiores de 14 anos, na qual são esperadas quatro centenas de atletas. As inscrições, a decorrer até ao dia 12, são realizadas através da página da Federação Portuguesa de Natação, disponível em www.fpnatacao.pt.

A prova aberta, evento de promoção da disciplina de natação em águas abertas, é realizada numa volta com um percurso retangular. As inscrições custam 15 euros e os nadadores recebem um kit alusivo à etapa de Setúbal da FINA/HOSA 10 Km Marathon Swimming World Cup 2015.

Esta prova, um “mass event”, como caracterizou o presidente da Federação Portuguesa de Natação, está integrada no projeto “Portugal a Nadar”, lançado recentemente por aquele organismo com vista à promoção do desporto aquático e que já conta com cerca de 45 mil filiações.

A edição deste ano da Taça do Mundo de Natação em Águas Abertas, com um total de 11 etapas em vários pontos do mundo, começou em fevereiro em Viedma, Argentina, e já passou igualmente por Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, por Noumea, França, e por Cozumel, México.

Antes de Setúbal, a competição internacional que tem vindo a ganhar notoriedade no panorama desportivo mundial passa, a 20 de junho, por Balatonfured, Hungria, seguindo-se, entre julho e outubro, etapas em Lac St. Jean, Lac Magog e Lac Megantic, no Canadá, e Chun’an e Hong Kong, na China.

Setúbal integra, pela oitava vez, o calendário do circuito mundial de natação em águas abertas, com a primeira prova a realizar-se em 2006. Após uma qualificação olímpica em 2012, seguiu-se um ano de interregno no qual foi celebrado um acordo para a realização, em Setúbal, de mais quatro edições da maratona aquática.

No próximo ano, a cidade acolhe nova qualificação olímpica, com a “FINA Olympic Marathon Swim Qualifier 2016”, a 11 e 12 de junho, derradeira prova de apuramento de atletas para a maratona de natação em águas abertas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil.

“O empenho que colocámos na realização das edições anteriores voltará a verificar-se este ano e teremos todos os motivos para celebrar o sucesso deste grande evento desportivo”, frisou a autarca para lançar um repto à população: “Venham assistir ao que será um fantástico espetáculo nas águas do nosso rio azul.”

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign