16 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
mar 25 de Setembro de 2015
Navio Sagres deslumbra crianças

A comunidade escolar de Setúbal visitou no dia 25, de manhã, o navio-escola Sagres, acostado na frente ribeirinha da cidade para as comemorações da Semana do Mar 2015.

A visita a um dos mais emblemáticos navios da Marinha Portuguesa contou com a presença de centenas de crianças de jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do concelho e, ainda, de jovens dos cursos de formação da Lisnave – Estaleiros Navais.

À chegada desta atividade do programa Semana do Mar 2015, organizado pela Câmara Municipal e pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, os olhares centram-se na beleza do navio-escola. Os primeiros a chegar, alunos da EB do Faralhão, não sustêm a exclamação: “É enorme!”

Depois de subir à embarcação, a primeira zona a visitar, a proa, exibe a figura do Infante D. Henrique, impulsionador dos Descobrimentos portugueses.

“Este sino serve para quê?”, pergunta uma das crianças da EB do Faralhão. “Serve para aqueles senhores [os cadetes] se chamarem uns aos outros”, explica a professora.

“Olhem, que ‘volante’ tão grande”, exclama Pedro, 8 anos, apontando para uma das três rodas do leme da embarcação, que ostenta a frase “A pátria honrai que a pátria vos contempla”.

No tombadilho, Yara, Cíntia e Magda, de 9 anos, divertem-se a descobrir alguns dos equipamentos do navio. As atenções do grupo de raparigas da EB da Bela Vista centra-se numa girobússola. “Este equipamento permite obter o rumo da embarcação”, explica um dos cadetes.

Durante a visita ao navio-escola, as crianças tiveram oportunidade de visitar a casa de navegação, os alojamentos e a cozinha e apreciar a grandeza dos mastros, as balsas salva-vidas, a carta eletrónica, equipamento que possibilita associar os dados de sistemas de posicionamento GPS e de outros sensores, e, ainda, a agulha magnética, um dos mais antigos instrumentos de navegação.

O navio Sagres foi construído em 1937 nos estaleiros Blohm & Voss, em Hamburgo, Alemanha. Além da missão, desde 1962, relacionada com a instrução dos cadetes, é utilizado regularmente na representação da Marinha e do País, funcionando como embaixada itinerante de Portugal.

O Sagres permanece acostado na frente ribeirinha de Setúbal até domingo, com a possibilidade de o público em geral o visitar no sábado, entre as 10h00 e as 23h00, o mesmo sucedendo em relação ao navio Creoula, também da Marinha, e à caravela Vera Cruz, da Aporvela.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign