14 de Dezembro de 2017
15º
max. 17º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
internacional 11 de Julho de 2014
Nelson Mandela inspira conferência

A presidente da Câmara Municipal sublinhou à embaixadora da África do Sul em Portugal o orgulho de Setúbal em receber uma conferência que assinala, a 18 de julho, o Dia Internacional de Nelson Mandela.

Em encontro com os jornalistas, dia 11, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, Maria das Dores Meira agradeceu a Keitumetse Matthews a realização da conferência “Fundação Nelson Mandela – Diálogo para a Justiça: Perpetuando o Legado de Nelson Mandela com a Diáspora Africana em Portugal”, que decorre durante todo o dia 18 no Fórum Municipal Luísa Todi.

“Nelson Mandela é uma inspiração, é um exemplo de resistência, um exemplo de como, com perseverança, resistência e luta, é possível alcançar a justiça”, sublinhou a autarca na apresentação da conferência. “É também um exemplo de como a paz é possível, de como a reconciliação é viável.”

Maria das Dores Meira, ao frisar o orgulho por Setúbal ter sido escolhida para palco da efeméride de evocação do antigo presidente sul-africano, lembrou que esta cidade é “terra de tradições na luta contra a injustiça e onde vive importante comunidade africana”.

A embaixadora da África do Sul referiu que Setúbal, possuidora de uma vasta comunidade africana, multicultural e jovem, representa “o que Nelson Mandela admirava”.

Antes de apresentar o programa da conferência “Fundação Nelson Mandela – Diálogo para a Justiça: Perpetuando o Legado de Nelson Mandela com a Diáspora Africana em Portugal”, Keitumetse Matthews lembrou aos jornalistas que o português é uma das 11 línguas oficiais na África do Sul.

As comemorações do Dia Internacional de Nelson Mandela são assinaladas no dia 18 com uma iniciativa que reúne, no Fórum Luísa Todi, a partir das 09h30, vários intervenientes de múltiplas áreas da sociedade que falam sobre temas como Direitos Humanos, Justiça, Educação e Desenvolvimento.

A conferência começa com um momento cultural, às 10h00, a que se seguem, 15 minutos depois, as intervenções de abertura da sessão. Durante a manhã, há ainda apresentações de temáticas associadas à justiça, no âmbito do painel “Visão Global dos Direitos Humanos”.

De tarde, com o recomeço dos trabalhos às 14h00, estão programados mais três painéis, com os títulos “Valores, Direitos e Justiça nos Tempos Atuais”, “Educação para o Desenvolvimento” e “Protocolo: seguindo em frente com Mandela”.

O encerramento da iniciativa, organizada pela Embaixada da África do Sul, em colaboração com a Câmara Municipal de Setúbal, o Centro Cultural Africano e o Fundo de Apoio Social de Cabo-Verdianos em Portugal, está a cargo do chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, decorrendo às 17h45.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign