20 de Outubro de 2017
18º
max. 23º
min. 18º
notícias
iniciativas em destaque
animação 14 de Setembro de 2015
Noite Bocagiana anima Baixa

Animação de rua, música, teatro, poesia e comércio aberto fora de horas preenchem a Noite Bocagiana, iniciativa que encerra o projeto Verão na Baixa, a realizar no dia 19, no centro histórico e comercial de Setúbal.

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal em parceira com comerciantes da Baixa e com União das Freguesias de Setúbal, com espetáculos de participação gratuita e abertos à população, é dinamizada no âmbito das Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage.

O programa da Noite Bocagiana inclui música, dança, poesia e outros momentos de animação pelas ruas da Baixa, Praça de Bocage, Largo da Misericórdia, Largo da Ribeira Velha e Largo de Santo António.

Às 10h30, uma oficina de barro, organizada pelo Teatro do Elefante, dá início à animação na Praça de Bocage. Até depois da meia-noite, num cenário de mercado oitocentista, que também decorre nos dias 18 e 20, há jogos tradicionais, passeios a cavalo por A Ninfa – Academia Equestre, falcoaria da Aves em Movimento, poesia itinerante, música e dança pela Associação Aliusvetus, música oitocentista com gaita de foles e percussão e um espetáculo de pirofagia (cuspidor de fogo) do Teatro do Elefante.

No Largo da Ribeira Velha há uma mostra e degustação de vinhos da região, com início às 15h00, enquanto um espetáculo de marionetas a partir de “Guerras do Alecrim e da Manjerona”, pelo Teatro do Elefante, é apresentado às 19h30. Seguem-se, a partir das 21h30, atuações de música barroca, com Ensemble Barroco, Coro Inovarte e Duo Giuliani.

O Largo de Santo António é palco de uma noite de fados, com início às 21h30, em que participam Carla Lança, Eugénio Almeida e Maria do Céu Ribeiro, acompanhados por Manuel Carlos, na guitarra portuguesa, e Carlos Pinto, na viola.

A tertúlia “Eis Bocage… Conversas de Botequim” promove, às 21h00, no Largo da Misericórdia, um momento de convívio poético e musical, programa na décima sexta edição, resultante de uma parceria de Setúbal na Rede – Associação para a Cidadania, Câmara Municipal e Casa da Poesia de Setúbal, com a colaboração da Sociedade Musical Capricho Setubalense e a participação do Teatro Animação de Setúbal.

Um concerto pela Banda de Música da Sociedade Musical Capricho abre a iniciativa, composta por um convívio poético e musical que celebra a vida e obra de Bocage, juntando literatura, música e gastronomia.

A fechar o ciclo de animações agendado para a Noite Bocagiana/Verão na Baixa realiza-se, a partir das 21h30, a arruada “Bocage e convidados” pelas ruas da zona comercial, promovida pelo TAS – Teatro Animação de Setúbal, e uma “Passeata de Bocage”, pelo Teatro do Elefante.

O Verão na Baixa, que agora fica concluído, teve como objetivo promover e dinamizar aquela zona da cidade através de um programa de atividades culturais, de noite, a que o comércio local se associou, com muitas lojas a alargarem os horários de funcionamento nos dias dos eventos.

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign