17 de Outubro de 2017
15º
max. 21º
min. 15º
notícias
iniciativas em destaque
inauguração 22 de Outubro de 2012
Nova avenida serve polos comerciais

A Avenida José Saramago, um troço com 854 metros de comprimento e que serve diretamente dois novos polos de comércio em Setúbal, foi inaugurada no dia 20, na presença de Pilar del Rio, viúva do escritor português.

Para a presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, a nova avenida “é a principal via urbana de Setúbal construída nos últimos anos”.

O trajeto representa “uma nova entrada na cidade” e foi desenhado com o objetivo de estruturar a rede viária de uma área de Setúbal em expansão, que engloba o Polo Comercial de Monte Belo e o Polo de Serviços, Logística e Indústria Ligeira de Poçoilos.

“Esta é uma obra que acrescenta valor, que contribui para o crescimento económico e valoriza postos de trabalho já criados e a criar”, sublinhou Maria das Dores Meira.

A Avenida José Saramago servirá em particular a unidade da Decathlon atualmente em construção, que conta com um centro de aprovisionamento logístico, com 30 mil metros quadrados, e uma loja de venda ao público, com quatro mil metros de superfície, ocupando, no total, um terreno com cerca de vinte hectares na zona do Vale Ana Gomes.

A nova artéria faz, igualmente, a ligação ao novo prolongamento da autoestrada A12 e é primeira fase da ligação desta zona è frente ribeirinha, constituindo o troço inicial da “Via Urbana P1”.

Pilar del Rio, ao citar o pensamento de Saramago de que “sem trabalho o homem não pode ser verdadeiro”, desejou que a nova via “honre essa maneira de ver o mundo” do prémio Nobel da Literatura.

A atual responsável pela Fundação José Saramago revelou estar sensibilizada com a homenagem feita pela Câmara Municipal e sublinhou que a nova via, “muito bonita”, representa a crença e a aposta no desenvolvimento, contrariando a tendência da conjuntura atual do País.

A avenida tem quatro vias de circulação, duas em cada sentido, inclui uma ciclovia e liga, nomeadamente, as estradas de Algeruz e de Poçoilos.

A presidente da Câmara Municipal sublinhou a cooperação dos proprietários dos terrenos onde incide o Estudo Urbanístico do Polo Comercial de Monte Belo, no qual se localiza a nova avenida, e que, inclusivamente, contribuíram para o financiamento do mesmo estudo.

Maria das Dores Meira fez questão de agradecer especificamente a Modesto Ferro, Fernando Artur e Fernando Almeida, à família Passanha Guedes e às empresas Machete e Machete, Bogaris e Lazer e Floresta, esta gerida pelo Estado.

Ainda no âmbito dos agradecimentos, a autarca frisou que a construção da avenida só foi possível porque a Câmara Municipal “contou a disponibilidade dos proprietários que fizeram as cedências dos terrenos necessários”.

Entre estes, referiu Maria das Dores Meira, contam-se as famílias Cunha e Passanha Guedes, bem como António Rodrigues Melo, Modesto Ferro, Idalina Neves Carvalho e a empresa Machete e Machete.

Durante a cerimónia de inauguração, que contou com a participação da fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, foi descerrada, por Pilar del Rio e pela presidente da Câmara Municipal, uma placa comemorativa localizada na rotunda central da nova Avenida José Saramago.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign