17 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
biblioteca 02 de Abril de 2012
Novas instalações cativam leitores

As crianças foram as primeiras a usufruir das novas instalações do Polo da Bela Vista da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, inauguradas no dia 2 de manhã, coincidindo com o Dia Mundial do Livro Infantil.

“Este polo é muito importante para nós, para a leitura, para a Bela Vista e para toda a comunidade”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, referindo ainda o interesse do equipamento para crianças e jovens e também para idosos e pessoas em situação de desemprego.

“As novas e ampliadas instalações do polo da Bela Vista são mais um passo dado na vida da Biblioteca de Setúbal” salientou a autarca, recordando as recentes intervenções noutros dois núcleos, com o reequipamento em S. Julião e a beneficiação geral e relocalização na Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra.

Substituindo o antigo e exíguo polo, com cerca de vinte anos, o novo espaço da Biblioteca na Bela Vista, localizado na Rua do Moinho, tem como principais novidades o setor de audiovisuais e uma zona de acesso gratuito à internet bem como às ferramentas de escritório eletrónico.

Esta última valência, aliás, como destacou o chefe da Divisão de Bibliotecas da Câmara Municipal de Setúbal, Jorge Guerreiro, é uma “ferramenta para o desempregado” na elaboração de currículos e na procura de trabalho.

Além da zona dos livros, com o fundo documental ainda em crescimento, existe uma área para a leitura dos periódicos, uma forma de ocupação dos tempos livres, uma sala para as reuniões do Grupo de Leitura e para a iniciativa destinada aos mais novos “A Hora do Conto”.

Maria das Dores Meira salientou que esta obra da ordem dos 200 mil euros, do programa RUBE – Regeneração Urbana da Bela Vista e Zona Envolvente, não teria sido possível sem a comparticipação, em 65 por cento, de fundos comunitários através do PORLisboa – Programa Operacional Regional de Lisboa, no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional.

A presidente da Autarquia reconheceu que, por escassez de verbas, faltam “pequenas coisas”, como película nas janelas para proteger do calor, sinalética na rua e apetrechamento do fundo documental, situação que se estende aos outros polos.

Associada às novas instalações do polo da biblioteca, Maria das Dores Meira realçou a “transformação histórica” em curso na Bela Vista, que, em termos de ações realizadas recentemente, incluíram a pintura de prédios no “bairro amarelo”, a obra de instalação do Mercado Social e investimentos na área do desporto.

Depois de descerrada a placa inaugural por Maria das Dores Meira e pelos vereadores Carla Guerreiro, Carlos Rabaçal e Manuel Pisco, e de uma visita ao espaço, foi contada uma história a cerca de 30 crianças da ACM da Bela Vista. Para a tarde foi agendada a apresentação do livro “Diário de Sara, a Verde” pela autora, a escritora Dina Barco.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign