18 de Outubro de 2017
15º
max. 18º
min. 15º
notícias
iniciativas em destaque
fórum 10 de Julho de 2012
Novo diretor abraça desafio do Fórum

O diretor artístico, encenador e produtor de teatro e rádio João Pereira Bastos assumiu, no dia 9, o cargo de diretor integral do Fórum Municipal Luísa Todi, numa nova etapa da carreira que encara “com muito entusiasmo”.

O Salão Nobre dos Paços do Concelho encheu para cerimónia de tomada posse, formalidade que contou entre o público presente com várias figuras do quadrante artístico da sociedade setubalense.

“O que está na minha cabeça são todos os tipos de artes de palco e, sublinho com muita solenidade, a formação de públicos para as próximas gerações”, salientou João Pereira Bastos sobre os objetivos programáticos para o Fórum Luísa Todi, sala que se encontra em fase de conclusão de profundas obras de requalificação.

A gerir “um misto de satisfação e medo”, devido às componentes de “aventura e responsabilidade” que o novo cargo acarreta, o diretor do fórum sadino assegura a promoção de uma “programação eclética, mas que não atinja o ‘pimba’”.

O rigor orçamental é outra garantia de João Pereira Bastos na gestão para os próximos anos do Fórum Luísa Todi, assumindo um forte compromisso em encontrar soluções que respeitem os valores definidos no erário público, procurando, permanentemente, alternativas e reforços financeiros, como, por exemplo, “os milhões disponíveis em fundos comunitários”.

O novo diretor integral da principal sala de espetáculos de Setúbal, responsável por toda a estrutura artística, técnica e de produção do fórum, celebrou um contrato de quatro anos com a Câmara Municipal e, na condição de aposentado, não tem remuneração, tendo optado por receber apenas a pensão que já auferia à data da tomada de posse do cargo.

“João Pereira Bastos é um importante homem da nossa cultura”, frisou a presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira, assumindo total convicção de que “se pode contar com a pessoa certa” para o novo cargo.

O responsável pelo Fórum Luísa Todi conta no currículo com cargos nas direções do Teatro Nacional de S. Carlos, da rádio Antena 2 e do Festival Internacional de Música de Macau.

A longa carreira ligada à Cultura valeu-lhe a Cruz da Ordem Soberana e Militar de Malta e a Medalha de Mérito Cultural da República Portuguesa.

Maria das Dores Meira adiantou, ainda, que João Pereira Bastos era “um nome pensado para o cargo desde que o Fórum Municipal entrou em obras, mas só agora se reuniram as condições para esta vontade se tornasse realidade”.

Uma das primeiras preocupações do novo diretor é a formação de uma equipa técnica competente, recurso que considera de extrema importância para a execução de um programa cultural com qualidade.

As expectativas para o renovado Fórum Luísa Todi são elevadas e Maria das Dores Meira perspetiva “uma programação muito exigente, rentabilizando ao máximo” o equipamento que deve reabrir as portas ao público, já totalmente requalificado, a 15 de setembro, feriado municipal.

João Pereira Bastos acredita que uma boa programação cultural, além de inteligência, advém “de muita sensibilidade” e destacou que a nova sala polivalente, “com uma vista privilegiadíssima para o rio”, vai permitir uma grande variedade de espetáculos, mais intimistas e muito apelativos, em complemento aos eventos organizados para a sala principal.

De resto, o Fórum Municipal Luísa Todi já tem calendarizada programação para os primeiros dias de funcionamento após a conclusão das obras de modernização.

No dia da inauguração será exibido o filme “Os Dez Mandamentos”, tal como aconteceu há 52 anos, quando a sala de espetáculos abriu ao público após a construção, de raíz, do atual edifício.

Segue-se a apresentação de um musical dedicado e inspirado em Luísa Todi, que ficará em cena até ao arranque do Festroia – Festival Internacional de Cinema de Setúbal, a 21 de setembro.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign