23 de Outubro de 2017
11º
max. 26º
min. 9º
notícias
iniciativas em destaque
artes 21 de Abril de 2016
Nuno Saraiva partilha ilustração

O ilustrador Nuno Saraiva está a partilhar curiosidades da atividade em sessões nas escolas do concelho, desenvolvidas no âmbito da segunda edição da Festa da Ilustração, certame que decorre em junho.

A iniciativa, denominada “Já Fizeste uma Ilustração?”, desafia jovens do 3.º ciclo do ensino básico e do secundário a conhecerem o percurso artístico de Nuno Saraiva, que, além de ilustrador, com colaborações em diversos títulos da imprensa, é autor de banda desenhada e professor universitário.

Durante as sessões, promovidas pela Câmara Municipal de Setúbal, que envolvem mais de meio milhar de alunos, o ilustrador, que trabalha no atelier “The Lisbon Studio”, mostra alguns dos trabalhos mais emblemáticos e fala sobre a exposição que apresentará na Casa da Cultura durante o mês de junho.

As escolas secundárias Dom Manuel Martins, D. João II, Sebastião da Gama e de Bocage e as básicas e secundárias Lima de Freitas e Ordem de Sant’Iago são os estabelecimentos de ensino envolvidos na iniciativa “Já Fizeste uma Ilustração?”.

Resta uma última sessão, a realizar no dia 28, ao longo da manhã, com a participação de mais de cinquenta alunos da Escola Básica de Azeitão.

Depois de Nuno Saraiva, seguem-se, em maio, encontros semelhantes com a presença do ilustrador Lord Mantraste, autor de diversos trabalhos gráficos.

Os alunos envolvidos no “Já Fizeste uma Ilustração?”, integrado no “Diário Gráfico”, programa para crianças e jovens dos jardins de infância e das escolas dos três ciclos do básico e das secundárias de Setúbal, com diversas ações, desenvolvido no âmbito da Festa da Ilustração 2016, participam, depois, em junho, em várias atividades deste certame.

A produção de trabalhos a constar em mostras, a participação em concursos e a colaboração na montagem e na inauguração das exposições do certame, de diferentes autores nacionais e locais, patentes em diversos espaços do concelho, são algumas das ações do “Diário Gráfico”.

Os estudantes acompanham ainda outras atividades da Festa da Ilustração 2016, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal em conjunto com o atelier DDLX e a editora Abysmo com parcerias, e participam em visitas guiadas pelos curadores das exposições.

O “Diário Gráfico” pretende estimular o gosto pela ilustração, de forma a desenvolver o sentido estético e a criatividade dos mais novos, bem como despertar o interesse pela leitura e pela escrita.

Outro objetivo é criar o envolvimento necessário e o sentimento de pertença à Festa da Ilustração, de modo a que, durante o mês de junho, sejam simultaneamente atores e espetadores dos eventos.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign