21 de Outubro de 2017
16º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
escola 31 de Janeiro de 2012
Obra da EB1 Afonso Costa iniciada

O arranque das obras de ampliação da EB1 n.º 10 do Bairro Afonso Costa, em Setúbal, foi oficializado dia 31, de manhã, com a cerimónia de lançamento da primeira pedra.

Esta intervenção permite criar o Centro Escolar do Bairro Afonso Costa, com EB1 e jardim de infância, este com capacidade para 50 crianças em idade pré-escolar.

“Uma primeira parte de um projeto maior e mais ambicioso”, indicou a presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, referindo-se ao jardim de infância, a funcionar há um ano, salientando o “redobrado prazer e satisfação” no ato simbólico do lançamento da primeira pedra para a escola básica.

A esta segunda fase da criação do Centro Escolar do Bairro Afonso Costa, na freguesia de S. Sebastião, que terá capacidade para 300 crianças, corresponde um investimento de perto de 1 milhão e 450 mil euros, comparticipado pelo QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional em cerca de 725 mil euros.

Os trabalhos da EB1 são feitos em duas fases, a primeira destinada à construção de dois edifícios, com capacidade para oito salas de aula e serviços administrativos. Estes novos espaços, aliados ao refeitório e à cozinha já existentes, para utilização das crianças do 1.º ciclo e do jardim de infância, permitem o funcionamento de dez turmas em regime normal a partir do próximo ano letivo.

Este foi um dos aspetos destacados pela presidente da Câmara Municipal, que recordou os apenas 24 por cento de turmas em regime normal assinalados, em 2006, na Carta Educativa. “Só vamos descansar quando estivermos a cem por cento”, afirmou Maria das Dores Meira, acrescentando que atualmente, em todo o parque escolar do Concelho, o número de turmas a funcionar em regime normal situa-se nos 70 por cento.

Depois de concluídos os dois novos imóveis, o edifício centenário da EB1 do Bairro Afonso Costa, onde ainda decorrem as aulas, será reabilitado. Projetado para comportar duas salas de aula, biblioteca, mediateca e uma sala polivalente, o edifício vai ser recuperado com a preocupação de manter os elementos originais.

A ligação entre os edifícios, quer do jardim de infância quer do primeiro ciclo, será feita através de passagens cobertas no recinto, que recebe ainda um pavilhão polidesportivo e campo de jogos.

“Todos passam a dispor de mais e melhores condições, que começaram no pré-escolar” realçou o diretor do Agrupamento Vertical de Escolas Luísa Todi, António Batista, que reconheceu o esforço financeiro, que “tem sido enorme”, por parte da Autarquia.

Já o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Nuno Costa, enalteceu o papel do Executivo camarário pela “prioridade” dada ao parque escolar, sobretudo na beneficiação dos equipamentos.

Depois de assinado pelas várias entidades presentes, incluindo os irmãos Rosado (os cantores do grupo Anjos), padrinhos daquele agrupamento de escolas, o auto de cerimónia foi depositado no local onde decorrem as obras.

A cerimónia encerrou com uma breve visita às salas do jardim de infância.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign