21 de Outubro de 2017
20º
max. 21º
min. 13º
notícias
iniciativas em destaque
intervenções 20 de Fevereiro de 2014
Obras no convento encerram igreja

A Igreja do Convento de Jesus está encerrada ao público entre os dias 24 e 28 devido à realização de intervenções na cobertura do edifício.

Esta operação, que consiste na execução de trabalhos de demolição de uma área da cobertura junto da zona do Coro Alto, decorre no âmbito de uma obra de reabilitação a decorrer há cerca um ano no Convento de Jesus, destinada a travar a degradação do imóvel.

A realização destas intervenções motiva, previsivelmente, o encerramento ao público da Igreja de Jesus também nos primeiros dias de março. A substituição da cobertura do Convento de Jesus é uma das principais ações da empreitada liderada pela Câmara Municipal de Setúbal.

O projeto “Recuperação e Valorização do Convento de Jesus”, integrado no programa ReSet – Regeneração Urbana do Centro Histórico de Setúbal, visa a execução de um conjunto de intervenções gerais de beneficiação do imóvel e a reabilitação mais profunda de uma das áreas do edifício.

O investimento, superior a três milhões de euros, inclui, entre outras operações, a substituição integral da laje no primeiro piso, a criação de novas acessibilidades e o reforço do sistema de drenagem de águas pluviais no interior do imóvel e nas áreas envolventes, como a Praça Miguel Bombarda.

O Convento de Jesus, situado no interstício das muralhas quatrocentistas e seiscentistas, é a principal referência patrimonial de Setúbal, beneficiando de classificação como Monumento Nacional desde 1910.

Fundado em 1490, acolhe, desde o início da década de 60 do século XX, as instalações do Museu de Setúbal, acervo com diversas coleções artísticas, arqueológicas, históricas e documentais de elevado valor, nalguns casos com dimensão internacional.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign