23 de Outubro de 2017
20º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
prémio 23 de Junho de 2017
Obras premiadas na Festa da Ilustração

Fátima Afonso venceu a 21.ª edição do Prémio Nacional de Ilustração com os desenhos do livro “Sonho com Asas”, que se encontram patentes na Galeria Municipal do Banco de Portugal, no âmbito da Festa da Ilustração 2017.

O júri do prémio atribuído pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) considera que a obra literária, com texto de Teresa Marques e ilustrações de Fátima Afonso, editada em 2016 pela Kalandraka, contém imagens de “enorme valor poético e carga metafórica”.

A ilustradora, natural de Torres Vedras e residente em Setúbal, onde leciona Artes Visuais na Escola Secundária Sebastião da Gama, recorreu a “um conjunto de estratégias de composição gráfica que leva o leitor a tirar os sapatos e a ganhar asas para se elevar no universo dos sonhos”, sublinha o júri.

Nesta edição do Prémio Nacional de Ilustração foram avaliadas 82 obras publicadas por 33 editoras e ainda duas edições de autor, com ilustrações de 66 artistas e textos de 65 autores.

Sete ilustrações originais de Fátima Afonso para o livro infantil “Sonho com Asas” integram “Pintado de Fresco”, uma das 14 exposições da terceira edição da Festa da Ilustração, certame organizado pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com o atelier DDLX e a editora Abysmo.

Nesta mostra coletiva, patente na Galeria Municipal do Banco de Portugal, até 2 de julho, com trabalhos de nove autores de Setúbal, também é possível folhear o livro que, em 2014, já tinha conquistado o 2.º lugar do VII Prémio Internacional Compostela de Álbum Ilustrado.

Até 2 de julho, a Festa da Ilustração oferece outras exposições, como “Subway Life”, “A Minha Casa Não Tem Dentro” e “Desenhos Efémeros”, de António Jorge Gonçalves, na Casa da Cultura, e “Pavia – O Alentejo do Espanto e do Sonho”, do falecido Manuel Ribeiro de Pavia, na Galeria Municipal do 11, a qual inclui uma visita guiada a 24 de junho, as 19h00, pelo comissário da mostra, Jorge Silva.

“Anúncios Classificados”, composta por seleção de anúncios ilustrados do período entre 1895 e 1960, feitos pelos melhores artistas portugueses, da coleção do investigador Jorge Silva, está patente no Cais 3 do porto de Setúbal, que acolhe, também até 2 de julho, a “Ilustra 33”, coletiva de 33 ilustradores nacionais.

Outro ponto alto da Festa da Ilustração 2017 é a mostra “Ilustração Portuguesa”, patente no Convento de Jesus até à mesma data, a qual revela o que de melhor foi publicado nesta área em Portugal em 2016.

A terceira edição desta coletiva de contemporâneos conta com centena e meia de ilustrações de oitenta artistas, selecionadas entre um conjunto de obras de referência de diferentes áreas da ilustração, aplicadas em meios como imprensa, internet, literatura e exposições.

Também no Convento de Jesus, até 2 de julho, é possível visitar a mostra “TPC”, com trabalhos de alunos das escolas superiores de artes, enquanto os Lavadouros de Azeitão acolhem uma coletiva de diversos ilustradores e o Centro Comercial Alegro tem patente a “Mostra da Festa da Ilustração”.

A Casa Bocage expõe, até 1 de julho, “Ensemble Sketchbook”, com esquiços dos ensaios do Ensemble Juvenil de Setúbal, no âmbito do Festival da Música de Setúbal, desenhados por José Minderico.

Até à mesma data, o renovado Museu do Trabalho Michel Giacometti recebe “Resumo da Matéria Dada”, com trabalhos do ilustrador Baltazar, enquanto a Biblioteca Pública Municipal mostra “Fora de Muros”, com desenhos de 19 reclusos do Estabelecimento Prisional de Setúbal.

“É Preciso Contar Uma História” é o desafio lançado na Casa d’Avenida, até ao final de junho, com exposições de Bernardo Carvalho, João Catarino, Andres Sandoval, Melkio e Ana Férias, a instalação “Plasticus Maritimus”, de Ana Pêgo, e uma mostra de trabalhos realizados por alunos das escolas básicas e secundárias do concelho.

A Casa do Largo – Pousada da Juventude também tem patente até 30 de junho uma exposição da Festa da Ilustração 2017, “Cartazes 2016/2017”, de Bráulio Amado.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign