18 de Outubro de 2017
16º
max. 20º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
Feira 10 de Outubro de 2011
Observação de aves na Mourisca

O turismo ornitológico captou atenções na terceira edição da feira “ObservaNatura”, evento com workshops, passeios, gastronomia, ateliers para crianças e atividades de observação de aves, realizado nos dias 8 e 9 na Herdade da Mourisca.

“O balanço é bastante positivo. Tivemos o dobro de visitantes e expositores [cerca de 50], e conseguimos realizar todas as atividades previstas”, referiu João Carlos Farinha, do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, entidade que organizou o evento com diversos parceiros, entre eles a Câmara Municipal de Setúbal, e apoios.

A ObservaNatura, dedicada ao turismo ornitológico, contou com diversos pontos de observação de aves no Estuário do Sado, direta ou com recurso a binóculos e telescópios de campo, alguns dos quais com possibilidade de ligação a máquinas digitais para a realização de fotos. 

Nestes pontos de observação, que o público pôde usufruir gratuitamente, um técnico especializado familiarizava as pessoas com os equipamentos e dava informações sobre algumas das aves que habitam o estuário, como garças, colhereiros e flamingos. “Foram muitos os animais que puderam ser observados, não só no ar, mas também nas imediações do Moinho de Maré da Mourisca”, salientou João Carlos Farinha.

Ao longo dos dois dias, foram várias as atividades promovidas pela organização da feira, como workshops de anilhagem de aves, de identificação de espécies e de técnicas de ilustração. Minicursos de fotografia da natureza, passeios todo o terreno com especialistas e de natureza em bicicleta, barco ou charrete, foram outras ações desenvolvidas.

“Várias pessoas já vêm a esta feira de forma regular e, este ano, notámos a presença de muitos estrangeiros”, sublinhou João Carlos Farinha, adiantando que “os passeios de barco no estuário” foram uma das atividades mais procuradas.

O certame assume-se como um ponto de encontro entre as empresas de turismo de natureza, as organizações não governamentais, as editoras e empresas de material ótico e os turistas ornitológicos, em torno dos valores da biodiversidade.

No dia 9, realizou-se ainda uma mostra com degustação de ostras, orientada por profissionais da Sapalsado, iniciativa integrada no programa municipal “Festival da Ostra”.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign