15 de Dezembro de 2017
10º
max. 16º
min. 8º
notícias
iniciativas em destaque
ecoturismo 13 de Outubro de 2014
ObservaNatura promove excelência

A importância da ObservaNatura na promoção e dinamização das potencialidades naturais do Estuário do Sado foi destacada pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, no dia 11, na abertura da sexta edição do certame.

“O palco desta feira é já um ponto de referência na observação de aves e um ponto de partida para passeios de natureza, para conhecer o Estuário do Sado e para ver ao vivo a beleza que envolve a região”, salientou Maria das Dores Meira na sessão de abertura do evento, realizado na Herdade da Mourisca.

A ObservaNatura, dedicada ao turismo ornitológico, uma modalidade do turismo de natureza com destaque para a observação de todo o tipo de aves, decorreu nos dias 11 e 12, num recinto instalado próximo do Moinho de Maré da Mourisca, em pleno Estuário do Sado.

“Estamos a promover Setúbal como destino turístico de excelência ao aproveitar todas as potencialidades que a região tem para oferecer”, frisou a autarca, ao explicar que a estratégia turística impulsionada tem como base o desenvolvimento de três eixos do Plano Estratégico Nacional de Turismo.

A aposta no turismo de natureza, com especial enfoque no birdwatching, é complementada pelos sabores da região, como a gastronomia e as produções vinícolas, a par do touring cultural e paisagístico, adiantou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal.

Maria das Dores Meira, numa sessão em que participou também o secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto, destacou que os eixos estratégicos de desenvolvimento turístico marcam presença “no espaço extraordinário” que é a Herdade da Mourisca.

A sessão de abertura da 6.ª edição da ObservaNatura contou ainda com intervenções de Paula Sarmento, presidente do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, entidade que organizou o evento em parceria com a Autarquia, e de João Madeira, da SONAE Turismo.

Minicursos, workshops, passeios, observações de aves e encontros entre empresas foram atividades desenvolvidas durante o fim de semana na sexta edição consecutiva da feira dedicada ao turismo ornitológico, “nicho de mercado que atrai 100 milhões de pessoas em todo o mundo”, salientou Maria das Dores Meira.

Durante os dois dias realizaram-se vários encontros e apresentações que abordaram temas e projetos relacionados com o turismo de natureza, em especial o crescente movimento de observação de aves, sobretudo na Península Ibérica, “um dos locais da Europa mais procurados para esta atividade”, vincou a autarca.

Entre os palestrantes marcaram presença profissionais e investigadores do setor oriundos de vários pontos de Portugal, como por exemplo do Buçaco, mas também de países como Espanha, em particular de Madrid, e Inglaterra, nomeadamente o apresentador de programas de natureza da BBC David Lindo.

Em paralelo aos encontros e debates, a ObservaNatura incluiu muitas outras atividades, como voos cativos em balão de ar quente, gratuitos, e passeios de barco na Reserva Natural do Estuário do Sado, onde se localiza a Herdade da Mourisca, para observação de aves.

No recinto do certame estiveram representadas mais de trinta empresas, das quais cerca de metade desenvolvem atividades diretamente relacionados com ecoturismo e turismo de natureza, assim como sete associações ambientais e de turismo e de nove entidades públicas.

Entre outros, a ObservaNatura proporcionou aos participantes passeios de canoa, percursos de obstáculos de cordas para crianças e passeios em veículos segway, de charrete e volteio e de bicicleta, workshops, atividades desportivas e uma sessão de meditação.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign