15 de Dezembro de 2017
10º
max. 16º
min. 8º
notícias
iniciativas em destaque
concerto 06 de Março de 2017
Ópera de Mozart encanta Luísa Todi

O Atelier de Ópera da Metropolitana apresentou “La Clemenza di Tito”, obra que Mozart compôs nos últimos meses de vida, em espetáculo realizado no dia 4, no Fórum Municipal Luísa Todi.

A peça foi interpretada por cantores participantes no Atelier de Ópera da Metropolitana no ano letivo 2016/2017, com direção cénica e vocal de Jorge Vaz de Carvalho e direção musical de Pedro Amaral. Participaram ainda vozes corais do Coro de Câmara Lisboa Cantat, dirigido por Jorge Carvalho Alves. 

A ópera baseia-se na figura do imperador romano Tito, numa trama palaciana que culmina num momento de glorificação, uma vez que foi encomendada para retratar as virtudes de Leopoldo II, imperador do Sacro Império Romano Germânico, que ia ser coroado também como Rei da Boémia.

Mozart terá composto esta que é a sua última ópera séria com um prazo de entrega considerado absurdo, pouco mais de um mês, e numa altura em que tinha em mãos outros trabalhos, como “A Flauta Mágica” e “Requiem”.

O compositor austríaco terá completado algumas das páginas da partitura de “La Clemenza de Tito” numa viagem de carruagem entre Viena e Praga, realizada a 6 de setembro de 1791, restando apenas nove dias de ensaios até à estreia na cerimónia de coroação de Leopoldo II como Rei da Boémia.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign