23 de Outubro de 2017
20º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
música 02 de Outubro de 2014
Orquestra ligada a Setúbal

Um concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa e a assinatura de um protocolo de adesão à AMEC|Metropolitana marcaram o Dia Mundial da Música, 1 de outubro, no Fórum Municipal Luísa Todi.

Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, e António Mega Ferreira, diretor executivo da Associação Música – Educação e Cultura, conhecida como AMEC|Metropolitana, assinaram, antes do concerto, um protocolo que garante para Setúbal, a partir de 2015, um programa cultural desenvolvido em conjunto pelas duas entidades.

O protocolo de adesão à associação assegura a realização, já no próximo ano, principalmente no Fórum Luísa Todi, de três concertos, em coprodução com a Autarquia sadina, da Orquestra Metropolitana de Lisboa, cinco atuações da Orquestra Académica Metropolitana, uma récita do Atelier de Ópera da Metropolitana e outras iniciativas de animação sociocultural.

“Estamos certos de que, com a direção de Mega Ferreira e da sua equipa, a Orquestra Metropolitana, que hoje passa a ser também de Setúbal, vai dar muito à nossa cidade e a todos os setubalenses e azeitonenses”, sublinhou Maria das Dores Meira na cerimónia de assinatura do acordo.

A autarca referiu que o Município contribui com 25 mil euros anuais no âmbito da parceria com a AMEC, “verba encarada como um investimento feito, com enorme orgulho, na cultura e na promoção da música e dos músicos que trabalham em Portugal”.

Estratégia que Maria das Dores Meira vê como “mais um passo na consolidação da cidade como terra de cultura, com oferta diversificada e de grande qualidade”.

António Mega Ferreira sublinhou na cerimónia que o Dia Mundial da Música acabou assim por ser duplamente celebrado pela Metropolitana de Lisboa, por um lado a fazer o que mais gosta, a tocar música, e, por outro, com a assinatura de um protocolo muito significativo para a AMEC.

Durante o concerto que se seguiu à cerimónia de assinatura do protocolo de adesão, a Orquestra Metropolitana de Lisboa interpretou a Sinfonia n.º 2, Op. 12, de Richard Strauss, e a Sinfonia n.º 4, Op. 36, de Tchaikovsky.

A Metropolitana de Lisboa, dirigida pelo maestro Pedro Amaral, atuou perante um Fórum Municipal Luísa Todi praticamente esgotado.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign