12 de Dezembro de 2017
max. 13º
min. 4º
notícias
iniciativas em destaque
Gastronomia 10 de Outubro de 2011
Ostras servidas com arte

Perto de 90 pessoas marcaram presença na sessão gastronómica “Ostra Party”, uma das iniciativas do último fim de semana do “Festival da Ostra”, realizado em setembro e outubro, em Setúbal, com o intuito de promover e valorizar este bivalve.

No “Ostra Party”, que decorreu na tarde de dia 8 na Casa da Baía – Centro de Promoção Turística, o chef Mário de Brito Pinheiro destacou a importância histórica da ostra e a crescente integração no setor comercial e da restauração.

Os modos de abertura e preparação centraram as atenções dos participantes da sessão, que puderam ainda degustar ostras ao natural preparadas por Mário de Brito Pinheiro, que salientou o alto valor nutricional deste molusco.

A confeção de receitas criativas e requintadas, como ostras gratinadas e salada de ostra, surpreendeu, igualmente, o muito público presente no pátio exterior da Casa da Baía.

A sessão gastronómica, acompanhada de vinho espumante da Cooperativa Agrícola Santo Isidro de Pegões, contou ainda com um apontamento musical do grupo Eddie&Charlie, que, ao longo das duas horas da atividade, revisitou temas clássicos dos blues das décadas de 20 e 30.

O “Festival da Ostra”, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, contou ainda, nos dias 8 e 9, com atividades de promoção da ostra, na Marina de Troia.

Nestes dois dias, estiveram patentes obras da artista plástica Paula Lima, numa mostra intitulada “Ostras com Arte – das coisas... nascem coisas”. No sábado, o Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão realizou uma recriação histórica da apanha da ostra.

No dia 9, último do “Festival da Ostra”, decorreu na Herdade da Mourisca, no Faralhão, uma mostra com degustação, orientada por profissionais da Sapalsado, iniciativa integrada igualmente no evento ObservaNatura.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign