24 de Outubro de 2017
16º
max. 26º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
música 22 de Setembro de 2017
Outubro é mês de música

Um concerto dos GNR, no Fórum Municipal Luísa Todi, no dia 26 de outubro, é um dos destaques do Mês da Música 2017, com a realização de duas dezenas e meia de eventos culturais.

A emblemática banda portuense apresenta em Setúbal, num concerto marcado para as 21h30, a digressão “Do Lado B”, que recupera temas da carreira do grupo que, por diferentes motivos, não tiveram o mesmo destaque de outros êxitos na altura em que foram lançados.

Os bilhetes para o espetáculo, com o custo de 17,50 euros para a primeira plateia, 15 para a segunda plateia e 13 para o balcão, podem ser adquiridos na bilheteira do Fórum Municipal Luísa Todi ou em www.bol.pt.

O Fórum Municipal Luísa Todi recebe outros espetáculos do programa do Mês da Música, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, como um concerto da Orquestra Académica Metropolitana, dia 21, às 21h30, no âmbito da IV Temporada de Música, que conta com o apoio da Sapec.

Com direção do maestro Jean-Marc Burfin, a orquestra apresenta “As Hébridas”, Op. 26, de Félix Mendelssohn, e Sinfonia n. 2, Op. 73, de Johannes Brahms.

Os ingressos têm o custo de 7 euros para a plateia e 5 euros para o balcão.

O mesmo local é palco, entre os dias 10 e 14, das III Jornadas de Música de Câmara de Setúbal, com diversos concertos a realizar sempre a partir das 21h30 que têm como objetivo divulgar a música intimista dos grandes compositores, em oposição aos grandes espetáculos sinfónicos ou operáticos criados por esses mesmos compositores.

O projeto ganha vida redobrada com o estreito envolvimento criado em torno dos eventos Luísa Todi – Jovens Clássicos, da Câmara Municipal de Setúbal, orientado para a projeção de cantores líricos em início de carreira, e do Prémio Jovens Músicos, da Antena 2, de divulgação dos novos instrumentistas portugueses.

Um dos concertos em destaque é o de encerramento, no dia 14, com o pianista Pedro Burmester, que apresenta composições de Beethoven, Bach e Liszt.

Além da bilheteira a preços acessíveis para cada um dos quatro espetáculos agendados, o público pode também adquirir uma assinatura para todos os eventos, no valor de 18 euros.

O Fórum Municipal Luísa Todi recebe também, a 8, pelas 17h30, a Grande Filarmónica de Setúbal, formação composta pelas três bandas filarmónicas do concelho, que apresenta um reportório subordinado ao tema “A Música e o Cinema”.

A entrada, sujeita a levantamento prévio de bilhete, é gratuita.

A Casa da Cultura também é palco de espetáculos do Mês da Música, como o que decorre no dia 6, pelas 21h30, com uma atuação do Grupo Coral dos Operários Mineiros de Aljustrel, que se apresenta como a formação de cante alentejano mais antiga de sempre.

Fundado em janeiro de 1926, o grupo é composto por 25 operários mineiros, com a particularidade de o traje que envergam ser um fato-macaco de cotim azul, capacete e lanterna.

Às 23h00, é a vez de o duo de guitarristas Royal Bermuda, com Diogo Esparteiro e Diogo Parafina, apresentar ritmos com influências tradicionais portuguesas e brasileiras, num concerto a ter lugar no Artes Café.

No dia seguinte, pelas 22h00, a Sala José Afonso acolhe um tributo a Zeca Afonso, de entrada livre, com a marimba de Márcio Pinto e o violoncelo de Catarina Anacleto a recordarem temas que marcam a história de Portugal, numa união invulgar que dá um fôlego renovado à obra do cantautor.

A 20 de outubro, pelas 22h00, também na Sala José Afonso, Norberto Lobo inicia uma série de concertos com a chancela ZDB, iniciativa que resulta de uma parceria entre a Casa da Cultura e a Galeria Zé dos Bois para estabelecer experiências artísticas e promover a criação artística.

As entradas, com um custo de 3 euros, devem ser reservadas até meia hora antes do início do espetáculo, pelo número 265 236 168 ou pelo endereço casacultura@mun-setubal.pt.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign