22 de Outubro de 2017
16º
max. 21º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
Cidadania 28 de Outubro de 2011
Ouvir a população resolve problemas

A presidente da Câmara de Setúbal destacou, no dia 27, em reunião com munícipes da freguesia de Santa Maria da Graça, a proximidade entre Autarquia e munícipes gerada pelo projeto “Ouvir a População, Construir o Futuro”.

O encontro, no Bairro de S. Gabriel, foi a primeira de duas reuniões que se realizaram naquela freguesia no âmbito do projeto inovador de participação cidadã, em que, após visitas do Executivo e técnicos municipais no terreno de levantamento de necessidades, os autarcas reúnem com a população para apresentação e discussão das situações detetadas e forma de as resolver. Os munícipes têm ainda a possibilidade de expor outras questões ao Executivo.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, sublinhou a importância do projeto, uma vez que o Executivo gosta “de estar perto das pessoas, de ir aos sítios e de resolver, ou, pelo menos, tentar resolver, os problemas.

O vereador das Obras Municipais, Carlos Rabaçal, realçou que foram solucionados 53 dos 136 problemas detetados nas visitas feitas em fevereiro a Santa Maria da Graça. “Isto significa que perto de 40 por cento das situações foram ultrapassadas. E por quem? Pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia. Isto é significativo”, afirmou.

Maria das Dores Meira enalteceu a saudável cumplicidade na resolução de problemas entre a Câmara Municipal e Junta de Freguesia. “O que aconteceu com esta junta é extremamente rico e serve de alerta ao Governo, que quer extinguir autarquias. A população é mais bem servida tal como as freguesias estão. As pessoas vão às juntas com mais facilidade e são ouvidas e atendidas com eficiência, devido à proximidade existente. É assim que as coisas devem ser”, frisou.

O presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria, Fernando Paulino, além de sublinhar que a autarquia que conduz aderiu “de corpo inteiro a esta iniciativa da Câmara Municipal”, defendeu, ainda, que “não foram feitas promessas que não pudessem ser cumpridas. Só foram garantidas soluções exequíveis”.

Após a reunião do dia 27, na EB1/JI de S. Gabriel, elementos dos executivos e técnicos municipais aproveitaram para ir a alguns lugares onde, momentos antes, munícipes haviam indicado a existência de problemas de dimensão local.

A outra reunião reservada à população de Santa Maria da Graça no âmbito do “Ouvir a População, Construir o Futuro” realizou-se no dia 28, na sede da Junta de Freguesia.

Além de Santa Maria, já foram realizadas sessões públicas do projeto em mais cinco freguesias, faltando apenas S. Julião e S. Sebastião para concluir o ciclo de encontros resultantes das visitas prévias ao terreno.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign