18 de Outubro de 2017
17º
max. 18º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
cidadania 19 de Abril de 2013
Paços abre portas em dia da cidade

As comemorações do 153.º aniversário da elevação de Setúbal a cidade, que se cumpre no dia 19, tiveram início de manhã com a cerimónia do hastear da bandeira e uma visita guiada aos Paços do Concelho.

“Que giro, que giro” e “são lindíssimos” comentaram utentes do Centro Comunitário de Santa Maria da Graça perante as explicações no Salão Nobre sobre o Tríptico dos Setubalenses Ilustres, de Luciano dos Santos, e o quadro alusivo a São Francisco Xavier, padroeiro do concelho, de Lima de Freitas.

No início da visita, coordenada por José Luís Catalão, chefe da Divisão de Museus da Autarquia, Otília Pereira aguardava com expectativa o périplo aos Paços do Concelho. “Já conhecia o edifício, mas apenas porque vim sempre com algum objetivo determinado. Não sei nada da história e tenho curiosidade em conhecer o passado deste prédio.”

No decurso dos “Paços do Concelho de Portas Abertas”, os visitantes ficam a conhecer os diferentes espaços dos serviços municipais, assim como áreas normalmente menos acessíveis ao público, como o gabinete da presidente, Maria das Dores Meira, a Sala de Sessões e o Salão Nobre.

“Estou encantada! Vivo em Setúbal desde os 18 anos e hoje pude aprender o bocado mais sobre esta terra que me acolheu”, ajuizou Otília Pereira no final do percurso.

A visita da manhã do dia 19, com um grupo de 15 pessoas, foi apenas uma das várias atividades integradas no programa comemorativo da elevação de Setúbal a cidade.

Logo às 09h00, realizou-se nos Paços do Concelho o hastear da bandeira do Município.

À tarde, também nos Paços do Concelho, decorreu a iniciativa “Aula aberta: a elevação de Setúbal a cidade”, por Quaresma Rosa.

O programa incluiu ainda o lançamento da reedição do poema épico “Afonso Africano”, escrito por Vasco Mouzinho de Quevedo em 1611, no Salão Nobre.

Também no âmbito das comemorações, o Club Setubalense recebeu no dia 19, um recital de piano por Pedro Pereira.

No dia 20, pelas 22h00, na Sala José Afonso da Casa da Cultura, houve o concerto “Cantar Bocage”, pelos e-Vox.

A exposição “A cidade no colecionismo setubalense” está patente até ao dia 28, na Casa da Baía, sendo visitável de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 20h00, aos sábados das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 20h00 e aos domingos e feriados, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign