23 de Outubro de 2017
11º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
segurança 17 de Abril de 2013
Palestra alerta para perigos rodoviários

Os perigos inerentes à condução irresponsável motivaram, no dia 17, uma palestra com alunos da EB 2,3 de Bocage, numa iniciativa que contou com a participação de Salvador Almeida, deficiente motor devido a um acidente de viação.

Cerca de 100 jovens assistiram ao encontro organizado no âmbito da nona edição do programa municipal “Semana da Segurança e da Educação Rodoviária”, a decorrer até dia 19 em estabelecimentos de ensino do Agrupamento Vertical de Escolas Barbosa du Bocage.

A iniciativa de hoje, promovida através de uma parceria com a Fundação da Juventude, levou à EB 2,3 de Bocage a campanha nacional “Segurança sobre rodas”, através da qual alunos dos 14 aos 18 anos visionam um filme de sensibilização para os cuidados a ter na condução de veículos de duas rodas, em especial motociclos e ciclomotores.

Salvador Almeida, deficiente motor na sequência de um acidente quando conduzia uma mota, usou a experiência pessoal para transmitir à jovem plateia a importância de respeitar todas as normas de segurança quando se conduz um veículo com aquelas características.

“Quando tinha 16 anos nunca me passou pela cabeça que teria um acidente. As pessoas com deficiências não faziam parte das minhas preocupações e pensava que esse tipo de coisas só acontecia aos outros. Não podia estar mais enganado”, partilhou o fundador da Associação Salvador, orientada para a integração social de pessoas com deficiência motora.

“Hoje, aos 31 anos, sei que na altura teria tempo para tudo. Não valia a pena as pressas e a necessidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Estava cansado, tinha saído à noite com amigos e bebido... Depois, simples distrações podem mudar uma vida”, confessou ao recordar o acidente que o deixou tetraplégico há 15 anos.

Por estas razões, Paula Graça, da delegação de Lisboa e Vale do Tejo da Fundação da Juventude, começou o encontro lançando algumas perguntas: “Quem aqui já andou de patins? E de bicicleta? E mota?”

Com braços no ar de confirmação, Paula Graça recordou aos jovens as principais regras de segurança a respeitar sempre que se anda numa daquelas formas de transporte, principalmente se forem motorizadas.

Imprudência, desrespeito pelo código da estrada e condução sob o efeito de drogas, álcool e fadiga foram as principais causas de acidentes enumeradas no encontro.

Após o visionamento do filme didático, Paula Graça interpelou os jovens sobre algumas infrações cometidas pelas personagens da história. “Não tinham capacete!”, responderam alguns alunos, enquanto outros observaram condução com cansaço ou desrespeito pelos sinais de trânsito.

Salvador Almeida aproveitou ainda a ocasião para apelar a algumas atitudes a ter quando se trava contacto com uma pessoa com deficiência.

“Não liguem à deficiência dessa pessoa. Foquem-se antes nas capacidades e não nas limitações. No meu caso, custou-me muito de início. Não foi mesmo nada fácil. Nem queria ir à escola. Mas aos poucos comecei a perceber que deveria focar-me no que consigo fazer e não naquilo que está fora do meu alcance.”

Salvador Almeida frisou ainda que, na atualidade, deve existir uma preocupação permanente em garantir a integração plena de pessoas com deficiência na sociedade, eliminando-se barreiras arquitetónicas e sociais nesse processo.

Anabela Gonçalves, diretora do Agrupamento Vertical de Escolas Barbosa du Bocage, agradeceu a iniciativa da Câmara Municipal, “que tanta falta faz a este agrupamento”.

Celeste Paulino, chefe da Divisão de Educação da Autarquia, sublinhou que a semana de prevenção promovida pelo Município está este ano particularmente focada nas questões de segurança. “Não faz sentido arriscar vidas. Ninguém deve pôr em perigo outras pessoas. Por isso é que se devem respeitar as regras”, reforçou.

Ao início da tarde teve início outro encontro com alunos do 8.º ano da EB 2,3 de Bocage, desta feita sem a presença de Salvador Almeida, tendo sido exibido novamente o filme e promovido um debate com os jovens em torno do tema “Segurança sobre rodas”.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign