21 de Outubro de 2017
17º
max. 21º
min. 13º
notícias
iniciativas em destaque
seminário 17 de Novembro de 2016
Palestra analisa recursos da Arrábida

A importância do aproveitamento do potencial dos recursos do mar na região da Arrábida e o papel das agências de energia e ambiente estão em análise num seminário a realizar no dia 22, no Fórum Municipal Luísa Todi.

“Renovar a Arrábida com um mar de energia!” é o tema do encontro organizado pela ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, que decorre entre as 09h30 e as 18h00.

O evento, enquadrado nas atividades de comemoração do décimo aniversário da ENA, insere-se numa estratégia de consciencialização da comunidade para a importância da preservação e utilização racional dos recursos naturais como polo de desenvolvimento da região da Arrábida. 

A valorização dos recursos energéticos do mar está, atualmente, na agenda de desenvolvimento estratégico para o espaço europeu, devido à sua importância para o aumento da competitividade.

“A região de Setúbal, pela tradição marítima e pelo porto com ligação a um importante polo industrial e logístico, pela tecnologia instalada e suporte ao nível do ensino e formação especializados, reúne as condições para encarar com otimismo o desafio colocado enquanto território de referência para o desenvolvimento de tecnologias associadas ao aproveitamento energético do mar”, sublinha a ENA.

O objetivo do encontro a realizar no dia 22 é promover o debate sobre a estratégia e os objetivos de uma política de “Crescimento Azul” que se pretende eficaz no aproveitamento do potencial endógeno, no fomento da inovação, na criação de condições favoráveis ao investimento e no suporte ao desenvolvimento de uma fileira do mar competitiva.

A sessão de abertura, marcada para as 09h30, conta com intervenções da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria da Dores Meira, e da presidente do Conselho de Administração da ENA, Fernanda Pésinho.

“A Evolução do Papel das Agências de Energia e Ambiente” é o tema do primeiro painel, moderado por Joaquim Borges Gouveia, da RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente, com início marcado para as 09h45.

O painel conta com as intervenções de Cristina Daniel e Orlando Paraíba, da ENA, que fazem uma apresentação sobre a “Agência de Energia e Ambiente da Arrábida: 10 anos com muita energia”.

A partir das 10h15, Jorge Valério, da AICEP Global Parques, Pedro Dominguinhos, do Instituto Politécnico de Setúbal, e Sérgio Marcelino, da Câmara Municipal de Sesimbra, falam sobre “Parcerias que melhoram o Ambiente e criam Energia”.

“Alinhamento das agências com as políticas nacionais: enquadramento atual e perspetivas futuras” é o tema de uma apresentação de João Bernardo, da Direção-Geral de Energia e Geologia, a partir das 11h15, a que se segue, meia hora depois, uma intervenção de Vassilia Argyraki, da Innovation and Networks Executive Agency, que aborda a questão das “Agências de energia na Europa: vetores de investimento e desenvolvimento dos territórios”.

O primeiro painel encerra com um período de debate, com início às 12h15.

O encontro prossegue da parte da tarde, às 14h00, com um segundo painel, que tem como tema “Energia Azul”, moderado por António Sá da Costa, da Associação de Energias Renováveis.

A Câmara Municipal de Setúbal inicia este painel com uma apresentação sobre “Energia, tecnologia e economia: perspetivas de crescimento da Arrábida em fundo azul”, a que se segue, com início às 14h30, uma abordagem sobre “O contributo do DLBC Costeiro na promoção da Energia Azul na Arrábida”, por Natália Henriques, da Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal – ADREPES.

“O Porto de Setúbal como plataforma de suporte à Energia Azul” é o tema apresentado por Paulo Aldeia, da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, a partir das 15h00, e 15 minutos depois tem início um período de debate.

A partir das 15h45, “Visão, inovação, empreendedorismo: testemunhos” conta com intervenções de António Sarmento, da WavEC, Offshore Renewables, Tomás Moreno, da EDP Inovação, e Elsa Nunes, da IrRadiare, enquanto Kim Kreilgaard, do Banco Europeu de Investimento, fala, a partir das 17h15, sobre “Financiamento da Energia Azul”.

Meia hora depois tem início um período de debate, a que se segue a sessão de encerramento, agendada para as 18h00, a cargo de Sérgio Marcelino, da Câmara Municipal de Sesimbra.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign