16 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 4º
notícias
iniciativas em destaque
literatura 19 de Outubro de 2016
Palestra sobre Andersen adiada

Um encontro agendado para 28 de outubro, em Setúbal, sobre a passagem do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen por Portugal no século XIX foi adiado para 18 de novembro, às 21h30, na Biblioteca Pública Municipal.

A palestra “150 Anos de Andersen em Portugal”, integrada nos serões “Sextas de Arte e Ciência Synapsis”, é dinamizada por João Reis Ribeiro, professor do ensino secundário e mestre em Estudos Portugueses, que indicou indisponibilidade para estar presente na data programada inicialmente.

A iniciativa agora adiada para 18 de novembro, desenvolvida numa parceria da Synapsis com a Câmara Municipal de Setúbal, de participação gratuita, baseia-se no livro “Uma visita a Portugal em 1866”, de Hans Christian Andersen.

João Reis Ribeiro aborda em particular a passagem do escritor dinamarquês por Setúbal, ocorrida entre 8 de junho e 9 de julho de 1866, onde ficou instalado na Quinta dos Bonecos, na Estrada das Machadas, morada de Carlos O’Neill, irmão de Jorge e José O’Neill.

A Serra de São Luís, o Convento de Brancanes, o Castelo de Palmela e a Igreja de Jesus foram alguns dos pontos de passagem de Hans Christian Andersen, que fez também uma excursão marítima à Arrábida e a Troia e assistiu a festejos populares, como uma tourada a 29 de junho, Dia de São Pedro.

“Senti-me repleto da delícia da natureza no ar claro, suave e quente”, registou sobre a Serra de São Luís na obra “Uma visita a Portugal em 1866”. “Era uma verdadeira ida à igreja na grandiosa e estrangeira natureza de Deus.”

Por ser filho de uma cidade fria, Andersen sofreu com o calor que “durante o dia quase não se conseguia suportar, mesmo sob a sombra mais cerrada das árvores”.

Além de Setúbal, o escritor dinamarquês, considerado o “pai” da literatura infantil, visitou Lisboa, Sintra, Coimbra e Aveiro.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign