24 de Outubro de 2017
20º
max. 26º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
ambiente 02 de Março de 2012
Palmeiras com praga removidas

Uma operação de corte e remoção de um conjunto de palmeiras irremediavelmente afetadas pela praga do escaravelho vermelho decorreu na semana de 27 de fevereiro a 2 de março em vários locais de Setúbal.

Esta intervenção liderada pela Câmara Municipal está integrada num pacote de prestação de serviços para o abate e remoção de 20 palmeiras de grande porte, com um valor global da ordem dos 15 mil euros, ação iniciada em 2011 e que agora é finalizada.

Nesta última fase da operação, foram removidas sete palmeiras plantadas nas zonas do Bonfim, Aranguês e Avenida Luísa Todi.

As palmeiras agora retiradas fazem parte de um conjunto de árvores que, após a aplicação de tratamentos fitossanitários, não tiveram recuperação possível em face do nível de infestação pelo escaravelho da palmeira, praga que desde 2010 tem dizimado diversos exemplares da espécie “canárias” em vários pontos do Concelho, à semelhança de outros locais do País.

A ação, conduzida por uma empresa especializada, com o apoio de uma grua de grandes dimensões, fundamental para suportar o peso das árvores, que varia entre as seis e as nove toneladas, enquanto é cortada pela base.

A mesma empresa já havia retirado, em 2011, exemplares desta espécie de palmeiras de outros locais da cidade, nomeadamente da zona da Bela Vista, das avenidas 22 de Dezembro, Alexandre Herculano e Luísa Todi, e também de um talude na Rua das Oliveiras.

A Autarquia vai avançar com uma outra operação, que visa a retirada de cepos das árvores entretanto removidas, plantando, no mesmo lugar, outros exemplares de espécies arbóreas.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign