28 de Junho de 2017
18º
max. 25º
min. 16º
notícias
iniciativas em destaque
mulher 17 de Março de 2017
Papel da mulher em reflexão

Os vários papéis assumidos pela mulher no mundo das artes plásticas ao longo dos tempos foram destacados a 17 de março na palestra “De Musa e Modelos a Artistas”, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

O encontro, organizado pela Uniseti – Universidade Sénior de Setúbal em parceria com a Câmara Municipal, no âmbito das comemorações locais do Dia Internacional da Mulher e do Ciclo de Palestras Sobre Temas Setubalenses, teve como oradora Anita Vilar, médica psiquiatra, antiga diretora do Serviço de Psiquiatria do Hospital de São Bernardo.

A palestra, que teve como ponto de partida a exposição “Pintura no Feminino”, composta por quadros da autoria de pintoras setubalenses, patente na Biblioteca até dia 31, destacou a emancipação da mulher no mundo da expressão artística.

“A mulher começou como musa inspiradora de artistas e conseguiu passar de modelo, sobretudo nua, a artista. É na defesa do papel da mulher e da sua emancipação que aqui estamos”, referiu a diretora da Uniseti, Manuela Palma Rodrigues, na abertura da sessão.

Com o auditório da Biblioteca Municipal lotado e composto maioritariamente por público feminino para ouvir as palavras de Anita Vilar, a oradora começou por enumerar algumas mulheres cuja presença e feitos marcaram a história universal, isolando, a título de exemplo, a vida e obra de Frida Kahlo.

Anita Vilar apontou ainda a importância do Dia Internacional da Mulher, assinalado a 8 de março. “Atrevo-me a dizer que a igualdade da mulher perante o homem não foi alcançada. O Dia da Mulher existe para lembrar que há muitas mulheres alvo de desigualdades, não lhes sendo reconhecidos os mais elementares direitos humanos.”

A exposição “Pintura no Feminino” é composta por mais de duas dezenas de quadros de coleções privadas, da autoria de pintoras que residem ou já residiram em Setúbal, concretamente Catarina Viegas Reininho, Dília Fraguito Samarth, Helena Maria, Laurinda Silvério, Paula Tavares, Paulina Pimentel Vasconcelos, Lurdes Pólvora da Cruz, Laurinda Garradas, Lenny-Nartan e Olívia Fletcher, as três últimas já falecidas.

A mostra pode ser visitada até dia 31, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, de segunda a sexta-feira das 09h00 às 19h00 e aos sábados das 14h00 às 19h00.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign