17 de Outubro de 2017
20º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
ambiente 18 de Março de 2015
Parque da Algodeia com mais árvores

O Parque da Algodeia, em Setúbal, tem a partir de dia 18 mais 18 árvores de várias espécies, plantadas pelas crianças da EB n.º 3 do Montalvão, numa iniciativa que assinala o Dia Mundial da Árvore e da Floresta.

À hora marcada, as primeiras cinquenta crianças chegam ao parque, prontas para dar início à atividade. De forma ordeira e movidas pela curiosidade, abeiram-se do buraco aberto no chão, onde, dali a poucos minutos, é plantada a primeira árvore do dia, uma mélia.

De olhos bem abertos e posicionados em meia-lua, os alunos do 1.º ciclo da EB n.º 3 do Montalvão ouvem as explicações do arboricultor Marco Galvão, da Câmara Municipal de Setúbal. Pergunta após pergunta sobre a atividade em que participam, as crianças vão respondendo em coro.

O funcionário municipal satisfaz a curiosidade das crianças com mais explicações, enquanto atira uns bagos brancos para dentro do buraco: “Sabem o que é isto? Isto é adubo… É o bife com batatas fritas para a árvore.”

Depois de posicionado o espécime, é a Leonor quem fica com a tarefa de atirar o primeiro bocado de terra para tapar as raízes. Depois, a pá passa para o António, o Tiago, o Gil, a Susana. Rapidamente, a mélia fica plantada.

Ao longo de todo o dia, o Parque da Algodeia recebe 18 novas árvores, de diversas espécies, semelhantes às já existentes, numa iniciativa da Autarquia que conta com a ajuda de 177 crianças da EB n.º 3 do Montalvão, divididas em três grupos.

Para o vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Setúbal, Manuel Pisco, estas iniciativas “são a melhor forma de educar os mais novos sob o ponto de vista ambiental”, pois, “no futuro, estas crianças, vão ser cidadãos mais responsáveis e despertos para as questões relacionadas com a preservação do meio ambiente”.  

Apesar de esta ação se enquadrar nas comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, o vereador sublinha que a Autarquia se mantém empenhada em alargar a plantação de árvores um pouco por todo o concelho, ao longo do ano. 

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign