17 de Dezembro de 2017
max. 15º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
história 27 de Fevereiro de 2012
Passado de Setúbal em livro

Os grandes acontecimentos que decorreram entre 1248 e 1926, período de quase oito séculos da História de Setúbal, são relatados num trabalho historiográfico de Albérico Afonso, apresentado no dia 25, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Na cerimónia de apresentação do livro “História e Cronologia de Setúbal 1248-1926”, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, destacou o contributo desta obra para “a sistematização de um conhecimento que cumpre aprofundar continuamente”.

A autarca adiantou que este livro materializa “um importante trabalho de incontornável referência para o estudo da História local, desde o início da afirmação de Setúbal enquanto Concelho até ao annus horribilis de 1926”, o ano do derrube da 1.ª República por uma ditadura militar que conduziu ao Estado Novo.

A obra, que organiza cronologicamente grandes acontecimentos da História de Setúbal, constitui ainda “um extenso relato e uma notável e clara explicação dos diversos sucessos que foram decidindo a construção da cidade e o quotidiano dos cidadãos”, salientou Maria das Dores Meira.

A apresentação pública do livro “História e Cronologia de Setúbal 1248-1926” foi conduzida por Viriato Soromenho Marques, professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

A obra do historiador Albérico Afonso, docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, aborda temáticas como a indústria conserveira, a sociabilidade burguesa, a imprensa local e a afirmação do ideário republicano.

O livro, com 336 páginas, da editora Estuário, tem um caderno denominado “Iconografia Setubalense”, um conjunto de imagens e documentos históricos de apoio à leitura e uma compilação de estudos – “Setúbal Medieval e Moderna”, “Setúbal Liberal” e “Setúbal Republicana” – que apoiam a cronologia de acontecimentos explanados pelo autor.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign