16 de Dezembro de 2017
12º
max. 13º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
património 19 de Setembro de 2017
Passeio e cante assinalam património

Uma visita guiada num percurso entre o Museu do Trabalho Michel Giacometti e o Mercado do Livramento e a inauguração da exposição de pintura “EmCante” assinalam, em Setúbal, as Jornadas Europeias do Património, que decorrem no dia 23.

A convite da Direção-Geral do Património Cultural, coordenadora nacional das Jornadas Europeias do Património, instituídas pelo Conselho da Europa e pela União Europeia, este ano com o tema “Património e Natureza”, a Câmara Municipal de Setúbal volta a organizar um conjunto de atividades com o objetivo de sensibilizar para a importância do conhecimento, proteção, descoberta e fruição do património.

As jornadas começam às 10h00 com a visita guiada “Da fábrica museu ao mercado”, num circuito com início no Museu do Trabalho Michel Giacometti, que aborda o património ligado aos três setores do mundo do trabalho, e término no Mercado do Livramento, onde é apresentada a história do edifício e dos painéis de azulejos que retratam atividades agrícolas e de pesca, ligadas à história da cidade.

A participação nesta iniciativa, gratuita, está sujeita a inscrição prévia, até dia 21, para o Museu do Trabalho, através do telefone 265 537 880.

O programa local das Jornadas Europeias do Património 2017 prossegue na parte da tarde, às 16h00, com a inauguração da exposição de pintura “EmCante”, de Joaquim Rosa, que, em cerca de uma dezena de quadros, retrata memórias de pessoas ligadas ao cante alentejano.

As telas do autor de Castro Verde exploram a plasticidade do cante, a densidade da voz, as vidas dos cantadores, a calma do descampado e a fragilidade da luz da manhã, numa representação da forte ligação que esta expressão musical teve outrora ao trabalho e do significado que tem atualmente como expressão de afirmação cultural de identidade e salvaguarda de memória. 

A inauguração da mostra inclui uma palestra sobre a “Relação do Cante com o Trabalho”, proferida por José Freire Colaço, a que se seguem atuações do Grupo Coral Alentejano “Amigos do Independente” e do Grupo Coral Vozes do Campo Branco em Cascais.

A exposição “EmCante” pode ser visitada até 2 de dezembro, de terça a sexta-feira das 09h30 às 18h00 e aos sábados e domingos das 14h00 às 18h00.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign