23 de Outubro de 2017
11º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
pentatlo 11 de Julho de 2016
Pentatlo dispara em Setúbal

Cerca de uma centena de atletas, com idades entre os 6 e os 16 anos, participaram no dia 10 numa competição de pentatlo moderno, que decorreu na Piscina Municipal de Azeitão e no Complexo Municipal de Piscinas das Manteigadas.

A “Copa Atlântica da Juventude”, evento de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, juntou atletas federados de benjamins, infantis, iniciados e juvenis, modalidade que nestes escalões contempla as disciplinas de natação e combinado (tiro e corrida).

A competição, que além da final do Circuito Tri Jovem, prova do campeonato nacional da modalidade, incluiu um encontro internacional, com um Open Absoluto de Tetratlo Moderno, contou com a participação de atletas de doze clubes portugueses, bem como de representantes de clubes estrangeiros.

O evento desportivo, organizado pela Federação Portuguesa do Pentatlo Moderno com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, dividiu-se entre a Piscina Municipal de Azeitão, onde decorreram as provas de natação, e o Complexo Desportivo das Manteigadas, onde tiveram lugar as provas de tiro, corrida e esgrima.

Na final do Circuito Tri Jovem, que inclui as disciplinas de natação, tiro e corrida, a vitória no escalão de Benjamins coube a Afonso Nogueira, da Escola Municipal de Desporto de Setúbal (EMDS), em masculinos, e a Matilde Pereira, do Clube de Natação da Amadora (CNA), em femininos.

João Rodrigues e Vera Narra, ambos atletas do CNA, venceram as provas masculina e feminina, respetivamente, do escalão de Infantis, e em Iniciados as vitórias couberam a Tiago Gonçalves, da Associação Desportiva e Recreativa do Bairro dos Anjos (ADRBA – Leiria), e a Juliana Guerreiro, do Penta Clube da Covilhã (PCC).

Hugo Morais, das Piscinas Municipais de Pataias (PMP), e Margarida Cardoso, da EMDS, foram os vencedores em masculinos e femininos no escalão de Juvenis.  

Quanto às provas que incluíram a participação de atletas estrangeiros, é de salientar a vitória setubalense do atleta Pedro Valido, da Escola Municipal de Desporto, no Tetratlo Absoluto. A prova feminina foi ganha por Maria Domingues, do ADRBA.

No Open Internacional de Triatlo, a portuguesa Matilde Pereira, do Clube de Natação da Amadora, venceu a prova feminina de Infantis, e Afonso Nogueira, da EMDS, venceu a prova masculina.

No escalão de Infantis do encontro internacional, João Rodrigues e Vera Narra, ambos atletas do CNA, repetiram a vitória obtida no Tri Jovem nacional, e em Iniciados as provas feminina e masculina foram ganhas, respetivamente, por Martine Scott, da Escola de North Kent, no Reino Unido, e por Tiago Gonçalves, do ADRBA.

Por fim, em Juvenis, sagraram-se vendedores, à semelhança da prova nacional, Hugo Morais, das Piscinas Municipais de Pataias, e Margarida Cardoso, da Escola Municipal de Desporto de Setúbal. 

A Copa Atlântica da Juventude foi, igualmente, uma prova de observação e aferição, por parte da Federação de Pentatlo Moderno, dos atletas que ainda têm hipóteses de apuramento para o Campeonato Europeu da modalidade, a decorrer em agosto, no reino Unido.

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign