18 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 1º
notícias
iniciativas em destaque
inclusão 14 de Junho de 2013
Peritos avaliam interculturalidade

Uma visita de avaliação prevista no plano de trabalho da Rede Portuguesa das Cidades Interculturais (RPCI) para 2013 decorre em Setúbal entre os dias 17 a 19, no âmbito da adesão do Município a este organismo.

A adesão de Setúbal à RPCI, ação que pretende contribuir para a construção de uma sociedade mais coesa e consciente da diversidade cultural, foi aprovada em reunião pública da Câmara Municipal de Setúbal do dia 22 de maio.

No âmbito desta adesão, um grupo de peritos do órgão internacional, a Rede das Cidades Interculturais, visita o Município enquanto membro da RPCI para avaliação das medidas em vigor implementadas pela Câmara Municipal de Setúbal no âmbito da convivência intercultural. A comitiva é composta por Eladio Fernández Galiano, responsável do Conselho da Europa, Daniel de Torres, coordenador da Rede Espanhola de Cidades Interculturais, e Francisco Empis, coordenador da RPCI.

O programa da visita é iniciado com uma mensagem de boas-vindas do vice-presidente da Câmara Municipal, André Martins, no dia 17, pelas 09h30, seguindo-se as intervenções dos membros do grupo de peritos internacionais.

Alocuções do diretor camarário do Departamento de Cultura, Educação, Desporto e Inclusão Social, Luís Liberato, da chefe da Divisão de Inclusão Social, Conceição Loureiro, e da coordenadora do Gabinete do Imigrante e das Minorias Étnicas, Catarina Ferreira, bem como as de representantes de entidades parceiras da Autarquia complementam o primeiro dia.

No dia 18, às 09h30, no Centro Multicultural, são promovidos encontros com o movimento associativo local de imigrantes, e à tarde, a partir das 14h30, com instituições ligadas ao apoio comunitário e à intervenção social.

Visitas ao Moinho de Maré da Mourisca, aos bairros da Bela Vista e ao Parque Urbano de Albarquel, bem como uma sessão final aberta aos órgãos de comunicação social encerram a visita.

A Câmara Municipal enviou ao Conselho da Europa, para assinatura, a carta compromisso que formaliza a adesão de Setúbal à Rede das Cidades Interculturais. O Conselho das Europa é o órgão que promove este projeto, dinamizado desde 2008 e atualmente com 21 cidades que adotaram políticas interculturais a favor de uma correta integração dos imigrantes e do respeito pela diversidade.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign