20 de Outubro de 2017
19º
max. 22º
min. 18º
notícias
iniciativas em destaque
visita 23 de Novembro de 2015
Peritos suecos partilham resiliência

Um grupo de dez peritos internacionais na área da Proteção Civil visitou no dia 19 a cidade e a região de Setúbal no âmbito de um programa europeu de partilha de boas práticas em matéria de resiliência e redução de catástrofes.

O trabalho e o investimento impulsionados por Setúbal nas vertentes de proteção e preparação para eventuais cenários de emergência foram apresentados aos peritos suecos pelo vereador da Câmara Municipal de Setúbal com o pelouro da Proteção Civil e Bombeiros, Carlos Rabaçal.

Na receção e apresentação feita ao grupo na sala de formações do quartel da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, o autarca deu a conhecer as principais medidas adotadas no âmbito da campanha europeia “Construir Cidades Resilientes: A minha cidade prepara-se!”.

Além dos investimentos realizados em matéria de apetrechamento de bombeiros e agentes da Proteção Civil, em particular com os novos equipamentos adquiridos através da candidatura comunitária “Resiliência Setúbal +”, Carlos Rabaçal destacou os vários exercícios realizados anualmente no território.

Como exemplos de boas práticas implementadas ao nível da redução do risco de catástrofe, destacou a adoção de um conjunto de instrumentos de gestão da prevenção e de planeamento, como o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Setúbal e a Carta de Risco da Península Industrial da Mitrena.

Entre estas ferramentas constam ainda o Plano de Emergência Externo da Península da Mitrena, o Plano Intermunicipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios e planos operacionais complementares, assim como o Plano de Emergência Externo do Porto de Setúbal.

Numa visita ao território setubalense, durante a tarde de dia 19, o grupo de peritos escandinavos teve igualmente oportunidade de conhecer parte do trabalho de planeamento e gestão assegurado pela Proteção Civil, nomeadamente na Serra da Arrábida, na prevenção de incêndios florestais.

O painel informativo instalado no Parque Urbano de Albarquel, parte integrante de um sistema-protótipo de alerta de tsunami em desenvolvimento pelo Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia, em colaboração com o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal, centrou igualmente atenções do grupo.

Também as colunas SOS – Ponto de Encontro, instaladas em áreas estratégicas da zona histórica da cidade e que permitem comunicações de emergência, no âmbito do Plano Municipal de Intervenção no Centro Histórico de Setúbal, mereceram particular curiosidade dos peritos suecos.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign