24 de Outubro de 2017
15º
max. 27º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
pesca 28 de Abril de 2014
Pesca lúdica mostra potencial

Mais de 30 mil pessoas passaram pela quarta edição da Feira de Pesca Lúdica e Desportiva de Setúbal, evento realizado entre os dias 24 e 27, no Parque Urbano de Albarquel, com exposição e venda de material, workshops e concursos.

Perto de três dezenas de expositores marcaram presença no certame, especialmente orientado para aficionados e entendidos da pesca lúdica e desportiva, uma iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal, com o apoio da empresa Águas do Sado, do calendário dos “12.os Jogos do Sado”.

“A interatividade entre os pescadores praticantes de várias técnicas, lojistas, clubes, associações, federações, sítios de internet e revistas da especialidade é a grande aposta desta feira e o conceito que consideramos diferenciador”, sublinha Ernesto Lima, da organização do evento.

No Parque Urbano de Albarquel, ao longo de quatro dias, houve formações de vários níveis, do jigging vertical à pesca apeada, mostra e testes de todo o tipo material relacionado com a atividade, assim como venda de embarcações de náutica de recreio ligadas à pesca e concursos.

“A cada edição temos vindo a captar mais público, não só local mas também de vários pontos do País”, assinala Ernesto Lima, ao reforçar “a diversidade de materiais de pesca presentes” e a importância da feira na “divulgação e promoção da pesca lúdico-desportiva junto dos mais novos”.

Os materiais e acessórios, como canas, carretos, anzóis, boias, chumbadas, vestuário e malas de transporte e armazenamento, a eletrónica marítima e os apetrechos para barcos, como coletes salva-vidas, ganchos e cordas, centraram as atenções, em terra, dos visitantes do certame.

A divulgação das potencialidades de Setúbal para a prática da pesca lúdico-desportiva em estuário e no mar, com vários locais para o desenvolvimento desta atividade desportiva, foi um dos objetivos do evento, que procurou aliar as componentes prática e teórica com a dinamização de workshops temáticos.

Mais de uma centena de pessoas participaram nos vários workshops e palestras proporcionados no âmbito da 4.ª Feira de Pesca Lúdica e Desportiva de Setúbal, atividades dinamizadas em vários espaços, como a Casa da Baía, o Quiosque do Conhecimento e o próprio areal do Parque Urbano de Albarquel.

No dia 25 decorreu um workshop de pesca à pluma, dinamizado por José Rodrigues, do sítio www.segredosdapluma.com, enquanto a 26 foi dinamizado um workshop de pesca embarcada em alto-mar, dirigido a cidadãos com necessidades especiais, no âmbito do projeto Parapesca.

Igualmente a 26, houve um workshop de iniciação à pesca lúdica e desportiva em mar e estuários e outro sobre jigging vertical, que incluiu as componentes teóricas e práticas, em terra e no mar. A teoria foi comprovada com sucesso na prática, com a captura, no Estuário do Sado, de dois lírios com mais de três quilos.

Os batismos de mergulho previstos para o evento, pela escola náutica Aquamaster, não se realizaram por razões técnicas. Os participantes inscritos têm a oportunidade de realizar a atividade em data a agendar em breve, no Complexo de Piscinas Municipais das Manteigadas.

O Concurso de Pesca Embarcada de Alto-Mar em embarcações de recreio, organizado pelo Clube Naval Setubalense e pelo Grupo Desportivo “Os Amarelos”, com o apoio da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva de Alto Mar, foi uma das competições em destaque no dia 25.

No último dia da feira, a 27, realizou-se o IV Open de Pesca em Kayak, organizado por um grupo de voluntários praticantes da modalidade. A competição, com 59 participantes, constituiu um dos maiores encontros nacionais deste tipo de pesca.

No mesmo dia houve uma prova da terceira divisão do Campeonato Nacional de Pesca de Alto-Mar em embarcação fundeada, na qual marcaram presença perto de três dezenas de pescadores.

Na abertura do evento, dia 24 ao final da tarde, houve uma atuação musical do artista setubalense Jorge Nice.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign