17 de Outubro de 2017
17º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
literatura 08 de Março de 2017
Pessoa dá aula em secundária

A EB+S Ordem de Sant’Iago recebeu no dia 7 o ator José Nobre na sessão “Fernando, em Pessoa”, no âmbito da iniciativa Teatro nas Escolas, a decorrer em vários estabelecimentos de ensino do concelho.

O chapéu, os óculos redondos, a camisa branca no fato e laço pretos e o bigode fino não deixam dúvidas de que estamos perante Fernando Pessoa. É precisamente esta a imagem inicial que o ator José Nobre pretende passar, logo à chegada à EB+S Ordem de Sant’Iago, no Bairro da Bela Vista.

Uma sala cheia de alunos dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário prepara-se para uma aula diferente, enquadrada no Teatro nas Escolas, programa desenvolvido pela Câmara Municipal de Setúbal de promoção do teatro e da poesia nos estabelecimentos de ensino, do pré-escolar ao secundário, com recurso a atores e companhias do concelho.

Ontem, naquela que é a antiga Escola Secundária da Bela Vista, o dia foi dedicado à vida e obra de um dos maiores autores de língua portuguesa, através do espetáculo “Fernando, em Pessoa”.

“É uma outra forma de contar a vida do poeta, com recurso à primeira pessoa, através da passagem pela obra poética, pelos heterónimos e pela biografia do poeta”, explica José Nobre. “É completamente diferente os alunos ouvirem a poesia a ser dita, do que quando são eles, com o livro na mão, a ler sozinhos. Penso que o recurso a esta abordagem ajuda no ensino.”

Em paralelo com as “aulas” sobre Fernando Pessoa, o ator setubalense está igualmente, e no mesmo formato, a desenvolver sessões em torno da figura literária de Bocage, com o espetáculo “A História de Bocage, 40 anos em 40 minutos”.

“Que nunca serão quarenta minutos. As sessões acabam sempre por se prolongar, porque há interação com os estudantes”, refere.

De participação gratuita, as sessões, a calendarizar com as escolas, consoante a preferência, são desenvolvidas ao longo do ano escolar para alunos das escolas dos 2.º e 3.º ciclos e do secundário

A Teatro na Escola, que durante o ano letivo poderá ainda envolver outros eventos, não se cinge apenas às salas de aulas, podendo decorrer fora da escola, em edifícios municipais, consoante a preferência de casa estabelecimento de ensino.

No dia 21 de março, o espetáculo “A História de Bocage, 40 anos em 40 minutos” vai à Casa Bocage, com sessões às 14h30 e às 15h30, para a Escola Secundária du Bocage, neste caso no âmbito da iniciativa Maratona de Poesia.

“Fernando, em Pessoa” volta à sala de aula no dia 19 de abril, às 10h00, na Escola Secundária Sebastião da Gama.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign