16 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 4º
notícias
iniciativas em destaque
cidadania 19 de Março de 2012
Pintura de viaduto alinda Fontainhas

Cinco dezenas de voluntários pintaram, ao longo de dia 17, o gradeamento do Viaduto das Fontainhas, iniciativa de embelezamento urbano que serviu para promover a segunda edição do projeto municipal “Setúbal Mais Bonita”.

“Começámos bem”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, aludindo ao alargado grupo de voluntários que participou na pintura do gradeamento da passagem superior, próximo do cais dos transportes fluviais para Troia.

A ação do grupo de cidadãos não passou despercebida a muitos automobilistas e transeuntes, que, entre elogios à iniciativa municipal, não se coibiram de pedir materiais de pintura e, nalguns casos, de participar na atividade.

“O Viaduto das Fontainhas não tinha qualquer tipo de pintura há largos anos, razão pela qual se optou por pintar esta infraestrutura, próxima de uma dos mais típicos bairros da cidade e uma das principais entradas no centro de Setúbal”, sublinhou Maria das Dores Meira, uma das participantes na iniciativa.

A ação desenvolveu-se no espírito que caracteriza a campanha “Setúbal Mais Bonita”, com todos os envolvidos a trabalharem a título voluntário e os materiais usados a serem cedidos por várias instituições através do mecenato.

“A primeira edição ficou pautada por um grande sucesso, com quase sete mil pessoas na rua durante os três dias a desenvolver este tipo de ações de embelezamento. Este ano queremos aumentar o êxito alcançado em 2011”, que permitiu a requalificação de vários espaços e equipamentos urbanos um pouco por todo o Concelho, afirmou a autarca.

A ideia para pintar o gradeamento do Viaduto das Fontainhas já havia sido lançada na primeira edição da campanha municipal, mas, devido à grande quantidade de projetos, acabou por não ser concretizada na altura.

Nesta ação promocional da segunda edição do “Setúbal Mais Bonita”, que decorre em maio, participaram elementos da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal (CBSS), promotora da ação, familiares, amigos e técnicos municipais.

“Quisemos demonstrar que conseguimos tornar Setúbal mais bonita, dando uma imagem mais apelativa a uma das portas de entrada da cidade”, destacou Francisco Garrido, chefe de 2.ª classe dos Sapadores de Setúbal, enquanto a trincha cobria de verde mais uma zona do viaduto desgastada pelo tempo.

Os trabalhos de preparação do gradeamento do viaduto para as intervenções de pintura foram igualmente executados por elementos da CBSS, que, na sexta-feira, procederam à lavagem de toda a infraestrutura e, em algumas áreas, à decapagem.

“Este projeto da Câmara Municipal põe as pessoas a trabalhar pela cidade, fazendo algo de bom para melhorar o sítio onde residem e onde se devem orgulhar de viver”, vincou Francisco Garrido.

O prólogo da segunda edição da “Setúbal Mais Bonita” ficou também marcado pela participação de um grupo de dezena e meia de idosos, utentes do Centro Comunitário de S. Sebastião, que também ajudaram a alindar a cidade, executando pequenos trabalhos de pintura em muros adjacentes ao viaduto.

“É uma boa iniciativa para pôr a cidade mais bonita”, referiu Arlete Nunes, de 69 anos, que participou pela primeira vez nesta ação municipal. “É um momento de convívio, ajudo a melhorar Setúbal e até aproveito para fazer um pouco de fisioterapia”, referiu, entre risos.

Esta utente do Centro Comunitário de S. Sebastião, praticante de ginástica e dança, mostrou que todos podem ter um papel ativo na sociedade. “Sinto-me muito bem quando dizem que Setúbal está bonita. Se houver mais iniciativas, contem comigo.”

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal também enalteceu “o espírito ativo da população idosa, uma grande mais-valia para o município pela participação em várias ações em todo o Concelho”.

A segunda edição do “Setúbal Mais Bonita” tem início, a 18 e 19 de maio, em S. Lourenço, Azeitão, prosseguindo, a 25, nos estabelecimentos de ensino e, a 26 e 27, nas restantes freguesias do Concelho.

Os interessados em apresentar propostas de intervenção, que devem incidir na pintura de paredes e muros, na recuperação de espaços verdes e de fachadas de edifícios, além de outras pequenas reparações de mobiliário urbano, devem fazê-lo até 15 de abril, sendo que as inscrições para voluntários se encontram abertas até 15 de maio.

“Temos já 312 projetos, 43 de escolas, que fazem parte da segunda edição do ‘Setúbal Mais Bonita’. De uma ponta à outra do Concelho, as pessoas estão a juntar-se a nós”, salientou a autarca, apelando à mobilização geral. 

As inscrições e sugestões de intervenções devem ser feitas através do número de telefone 910 008 581, do endereço setubalmaisbonita@mun-setubal.pt, da página de internet www.mun-setubal.pt, no Facebook do Município ou nas juntas de freguesia.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign