22 de Outubro de 2017
21º
max. 21º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
mostra 02 de Dezembro de 2016
Pinturas mostram Charles de Foucauld

A Biblioteca Pública Municipal de Setúbal tem patente desde dia 1 uma exposição que dá a conhecer a vida, a figura e a espiritualidade do beato francês Charles de Foucauld, através de pinturas de Luís Coutinho.

“Nazareth. Pinturas de L. Sadino no centenário da morte de Charles de Foucauld”, organizada pela Comunidade de Setúbal da Fraternidade dos Irmãos de Jesus e pela Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal, foi inaugurada no dia 1, como o próprio nome indica, pela data em que se comemora o centenário do assassinato do beato francês.

Na mostra, que conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e da Paróquia de Nossa Senhora da Anunciada, Luís Coutinho, da Fraternidade dos Irmãos de Jesus, revisita, segundo Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal, através de “distintas abordagens estilísticas de índole figurativa, o percurso de um homem que tentou viver ao jeito da Sagrada Família, em Nazaré”.

A ligação da arte com a religião foi sublinhada pelo vereador da Câmara Municipal de Setúbal Manuel Pisco durante a inauguração da exposição que reúne trinta trabalhos em aguarela, acrílico, óleo, grafite e pastel.

O programa contou ainda com uma eucaristia, presidida pelo bispo de Setúbal, D. José Ornelas, na Igreja de Nossa Senhora da Anunciada.

“Nazareth. Pinturas de L. Sadino no centenário da morte de Charles de Foucauld” pode ser visitada na Biblioteca Pública Municipal até 4 de janeiro, de segunda a sexta-feira das 09h00 às 19h00 e aos sábados das 14h00 às 19h00.

No encerramento da exposição, a 4 de janeiro, é exibido, às 18h00, na Biblioteca Pública, o filme “Dos Homens e dos Deuses”, de 2010, do realizador francês Xavier Beauvois, comentado pelo jornalista Mário Augusto, da RTP.

Charles de Foucauld, que morreu no meio de uma emboscada de berberes de Hoggar, foi beatificado a 13 de novembro de 2005, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, pelo cardeal português D. José Saraiva Martins, enquanto prefeito da Congregação para as Causas dos Santos.

Nascido a 15 de setembro de 1858, Charles de Foucauld empreendeu, em 1883, uma expedição a Marrocos, que lhe valeu a medalha de ouro da Sociedade de Geografia de Lisboa. Em 1901 foi ordenado sacerdote. 

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign