24 de Outubro de 2017
16º
max. 26º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
literatura 19 de Abril de 2016
Poesia de Bocage na voz de alunos

Cerca de quinhentos alunos das escolas de Setúbal leram em público, na manhã de dia 19, poemas de Bocage durante um trajeto pelo centro da cidade.

“Mais leitura, menos exclusão”, “Mais leitura, mais sabedoria”, “Ler é conhecer o Mundo” e “Pela leitura é que vamos, nesta Baía de Ventura”. Este foi o sentimento que as crianças e os jovens do concelho partilharam em cartazes que transportavam numa “marcha da leitura”.

Na iniciativa “Setúbal: uma Baía a Ler”, organizada pelo SABE – Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolas e pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal, com o objetivo de assinalar a décima edição da Semana da Leitura, participaram alunos dos três ciclos do ensino básico, do secundário e do profissional.

A marcha, realizada no âmbito das Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage, partiu da Praça de Bocage, às 10h00, e passou por vários pontos de leitura, localizados em locais como Casa da Cultura, Mercado do Livramento, Parque do Bonfim, Largo da Misericórdia e estação dos CTT.

Os munícipes paravam para ouvir com atenção a leitura dos poemas “O velho avarento”, “Já Bocage não sou”, “Liberdade querida e suspirada” e “Camões, grande Camões, quão semelhante”, de Bocage, e “A cigarra e a formiga”, fábula de La Fontaine traduzida pelo poeta setubalense.

Os alunos apresentaram nos Paços do Concelho um “Manifesto à Leitura”: “Somos donos do nosso tempo, porque na leitura, indiferentes ao passar das horas, nos apropriamos, recriando, o desenrolar da história, da ação.”

A iniciativa terminou com a leitura do texto da fábula “Os dois gatos”, da autoria de Bocage.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign