23 de Outubro de 2017
11º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
literatura 20 de Março de 2015
Poesia partilhada ao vento

Poemas, frases soltas e outros pensamentos estão pendurados no “Estendal da Poesia”, à frente do da Biblioteca Pública Municipal, onde, durante o dia 20, decorre a V Maratona da Poesia de Setúbal.

“O rato soltou o leão” e “o pai gosta do filho e da filha” são algumas das frases que as cerca de quarenta crianças da EB1 dos Pinheirinhos e do Colégio Sant’Ana colocaram no “Estendal da Poesia”.

“A poesia de Orpheu” é o tema da quinta edição da V Maratona da Poesia de Setúbal, organizada pela Câmara Municipal, com atividades para públicos distintos até perto das 23h00.

A iniciativa, que assinala o Dia Mundial da Poesia, começou às 10h00, com duas sessões para as crianças da EB1 dos Pinheirinhos e do Colégio Sant’Ana. A leitura de poemas do livro “Bichos sem conta”, de João Barbosa, esteve a cargo de Andreia Salgueiro, da Alfarroba Edições.

Andreia Salgueiro lança uma pergunta ao grupo: “Digam-me lá, o que é um poema para vocês?” Ao fundo, António, 9 anos, grita: “São linhas pequenas, são versos!”

Enquanto na sala decorre a sessão, no exterior da biblioteca as pessoas param para ler as frases deixadas pelas crianças no “Estendal da Poesia”, que, ao longo do dia 20, há de receber mais mensagens.

À tarde, Paulo Sanches, autor e compositor, canta Fernando Pessoa para jovens da Escola Secundária de Bocage e do Instituto de Formação Profissional de Setúbal.

Ainda esta tarde, pelas 17h00, o programa promove uma “Oficina da Poesia”, a cargo da Uniseti – Universidade Sénior de Setúbal, com a leitura de poemas. Uma hora depois, a Associação da Casa da Poesia de Setúbal desenvolve uma apresentação multimédia com o tema “Poesias na Cidade”, seguida de novas leituras.

A Biblioteca Pública Municipal abre portas à declamação pelo público, por inscrição, às 19h00, com “Poesias Soltas. Eu também digo!”, espaço em que os setubalenses são convidados a dizer os poemas da sua preferência, sejam eles de poetas desconhecidos ou de autores consagrados.

Pelas 21h30 está agendada uma conferência sobre “Orpheu: uma revista, um movimento, uma geração”, com Fátima Ribeiro Medeiros, a que se segue um recital de poesia pelos atores José Nobre, Célia David e Maria Clementina.

Às 22h30, o quarteto de saxofones do Conservatório Regional de Setúbal encerra a V Maratona da Poesia de Setúbal com um momento musical.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign