19 de Outubro de 2017
15º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
devoção 21 de Agosto de 2012
Povo do mar renova crença

O regresso da imagem da Nossa Senhora do Rosário de Troia a Setúbal, este ano transportada na embarcação “Jonas David”, foi aguardado no dia 20, à tarde, por milhares de pessoas, junto do Jardim da Beira-Mar.

A realização do círio fluvial entre as margens do Sado, momento de renovação da crença e da fé dos marítimos com o regresso a Setúbal da santa protetora, foi o culminar das Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia, realizadas entre os dias 15 e 20.

Os festejos, de cariz religioso das populações piscatórias, cujo programa se reparte entre Setúbal e a Caldeira, em Troia, incluíram tríduos em honra da santa protetora, nos três primeiros dias, na Igreja de São Sebastião.

A 18, após missa pela alma dos marítimos falecidos, houve um cortejo até ao ponto de embarque do círio fluvial para Troia, local onde se desenvolveu grande parte do programa.

O programa de festas na península de Troia incluiu, além de cerimónias religiosas, jogos tradicionais, bailes e arraiais, um concurso de barcos engalanados e, a 19, às 24h00, um fogo de artifício que pôde ser admirado também de Setúbal.

As festividades, tal como a Festanima, integraram as Festas Populares de São Sebastião, promovidas por uma comissão organizadora, com os apoios da Câmara Municipal e da junta de freguesia.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign