22 de Outubro de 2017
12º
max. 21º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
ambiente 11 de Maio de 2016
Praia 'Azul' com iniciativas ambientais

Um conjunto de iniciativas ambientais, que incluem ações de sensibilização e de limpeza, centradas na Praia da Figueirinha, decorre entre maio e setembro, no âmbito da candidatura ao galardão Bandeira Azul 2016.

“Biodiversidade é da Nossa Responsabilidade” é o tema de uma atividade a realizar no dia 20 de maio, de manhã, na Reserva Natural do Estuário do Sado, na zona da Mitrena, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal, pela Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e pelo ICNF – Instituto Nacional de Conservação da Natureza e Florestas, no âmbito do projeto Eco-Escolas.

A iniciativa, para o público escolar, enquadrada no Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado a 22 de maio, pretende alertar os mais novos para a necessidade de defesa e manutenção da biodiversidade e despertar consciências para o problema da poluição marinha.

A atividade “Ao Salvamento!!”, dia 5 de julho, entre as 10h00 e as 12h00, é a primeira a realizar-se na Praia da Figueirinha no âmbito do programa Bandeira Azul 2016, promovido pela Associação Portuguesa do Lixo Marinho e pela Câmara Municipal de Setúbal, com o apoio do ICNF, dos TST – Transportes a Sul do Tejo, da FEE – Foundation for Development Education, da Associação da Bandeira Azul da Europa e do Figueirinha Beach Louge.

Esta ação, aberta à população em geral, inclui a simulação de um resgate de um golfinho e de uma tartaruga, com as regras e indicações necessárias em caso de socorro de animais marinhos.

No dia 19 de julho, também das 10h00 às 12h00, realiza-se “Por um Mar sem Beatas!”, ação de limpeza do areal da Figueirinha, aberta à população, igualmente promovida pela Associação Portuguesa do Lixo Marinho e pela autarquia.

Os sacos e as luvas para a recolha dos lixos e resíduos da areia são fornecidos pela organização da atividade, devendo os voluntários trazer lanche, água, chapéu, protetor solar e calçado confortável.

O programa inclui ainda as exposições fotográficas “Valores da Arrábida”, dinamizada pela Associação de Municípios da Região de Setúbal e da Câmara Municipal, e “Os mais procurados!”, pela Associação Portuguesa do Lixo Marinho e da autarquia.

As mostras ficam patentes entre 18 de junho e 18 de setembro, na calçada da Figueirinha, praia que ostenta, pelo oitavo ano consecutivo, a Bandeira Azul, distinção que atesta a qualidade de excelência das zonas balneares.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign