18 de Dezembro de 2017
max. 13º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
televisão 24 de Agosto de 2016
Praias Olímpicas destacam Setúbal

A gastronomia, o desporto e o turismo da região estiveram em destaque no programa televisivo “Praias Olímpicas” da RTP1, com transmissão em direto na manhã do dia 24 a partir da Praia da Figueirinha.

O calor aperta logo pela manhã e cada um tenta amenizar como pode. Garrafas de água e secadores para esconder a transpiração na roupa circulam por Jani Gabriel, Valter Carvalho e António Raminhos, apresentadores a quem cabe a condução do programa, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal.

O vereador da Cultura, Educação, Desporto, Juventude e Inclusão Social, Pedro Pina, entrevistado por António Raminhos, que manteve sempre o registo divertido que o público tanto aprecia, salientou que “Setúbal Cidade Europeia do Desporto tem sido um desafio fantástico para a região”, programa desportivo com “cerca de 200 eventos”.

A Volta a Portugal em Bicicleta, com a nona etapa da prova do ciclismo nacional a cruzar a meta em Setúbal, após uma ausência de 42 anos, e as fases finais dos campeonatos nacionais de Futebol de Praia, realizados este fim de semana, foram alguns dos eventos destacados pelo autarca.

Outro dos exemplos foi a FINA Marathon Olympic Games Qualification Tournament 2016, prova de natação em águas abertas realizada em junho em Setúbal, “a única em Portugal de qualificação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro”.

O vereador, que realçou o “importante papel desempenhado pela Cidade Europeia do Desporto no turismo da região”, sublinhou que o programa dinamizado pela Câmara Municipal de Setúbal permitiu “dar a conhecer modalidades que nem sempre são faladas”.

Em jeito de exemplo, mencionou o caso do kayak-polo, representado pelo Clube de Canoagem de Setúbal, campeão português por vinte vezes, “informação que nem toda a gente sabia”.

Durante a manhã, duas equipas, constituídas por cinco elementos, competiram numa eliminatória do programa, composta por jogos, semelhantes a algumas provas olímpicas, que testam a capacidade intelectual, a destreza e a resistência.

“Boa sorte, mas não ganhem”, diz, em jeito de brincadeira, uma das concorrentes da equipa vermelha para os elementos da equipa azul.

O objetivo é conseguir o maior número possível de pontos para vencer e, assim, alcançar um lugar na semifinal da semana, com a possibilidade de apuramento para a final, a realizar a 4 de setembro, o dia da última sessão das “Praias Olímpicas”.

O objetivo do programa, que começou a ser transmitido a 8 agosto, é associar, de forma integrada, o ambiente de verão vivido nas praias, os jogos entre equipas, que promovem uma competição saudável, a perícia e a destreza física, com alguma dose de humor.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign